Amazonas e Pará, estão no Ranking dos 100 melhores restaurantes do Brasil. A lista dos estabelecimentos gastronômicos, foi divulgada pela revista Exame
Leia também: DJ Camilla Brunetta e Turma do Pagode se apresentarão em Parintins junto a outros cantores
Entre os restaurantes citados no ranking da Exame estão Caxiri e Banzeiro. Para o vice-presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, a menção na lista demonstra o potencial para o turismo gastronômico do estado.
“Sabores únicos, que carregam história, ancestralidade com o DNA amazonense. Seja no café da manhã com o nosso x-caboquinho, ou pratos revisitados por grandes chefes. A experiência gastronômica no Amazonas é inesquecível e um dos maiores atrativos do estado”, avalia Ribeiro.
O Caxiri ocupa o 33º lugar da lista, proporcionando aos turistas e clientes do restaurante, pratos com peixes, frutos e cogumelos selvagens do Amazonas. O cardápio é elaborado pela chef Debora Shornik para o Caxiri, vizinho do icônico Teatro Amazonas, outro atrativo turístico da capital amazonense.
“Contamos com a vivência e a lida do cotidiano com os povos tradicionais e sua ancestralidade, que fragmentam como um belo conteúdo e notas para o novo, que se apresenta a cada prato à mesa”, pontuou a chef de cozinha.
Na lista de aditivos, a Exame ressalta o prato que é lei no Caxiri, “O filé de matrinxã é quase obrigatório, assado, ganha a companhia de macaxeira prensada, queijo coalho e arubé”.
O segundo restaurante citado no ranking é o Banzeiro (@restaurantebanzeiro), com unidades em Manaus e São Paulo, o empreendimento apresenta sabores e revisita pratos tradicionais do Amazonas.
“Com porções generosas para até três pessoas e itens muitas vezes desconhecidos, o menu Rio Negro, que inclui tambaqui, tacacá e até formiga, é uma excelente pedida”, recomenda a publicação.
*Com informações da Assessoria