Manaus – “Estou muito ansiosa para conhecer os pontos turísticos de Manaus”, disse a americana Anne, de 59 anos, ao Portal Vanguarda do Norte. Ela e mais 1.410 turistas além dos 480 tripulantes atracaram, na manhã desta quinta-feira (02/03), no Porto de Manaus, situado no Centro da capital. Encatados com a recepção, os turistas que chegaram hoje fazem parte da lista de cruzeiristas que chegarão em Manaus durante todo o mês de março. Durante a temporada de cruzeiros, os turistas impulsionam diversos setores e a expectativa é que seja injetado R$ 8 milhões na economia local.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), está prevista a chegada de mais de 7 mil cruzeiristas. Nesta quinta-feira a recepção foi para os turistas do navio Viking Sea, que já está em sua sexta temporada.
Segundo os coordenadores, o navio Viking Sea passou ontem pela cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), onde os turistas puderam participar dos roteiros turísticos daquele município, e ainda conhecer a manifestação folclórica dos bumbás Garantido e Caprichoso.
Assim como os parintinenses, Manaus também planejou uma recepção calorosa aos turistas que se sentiram honrados ao perceber que chamavam a atenção de todos no Porto.
“Eu vim a Manaus para ver o Teatro Amazonas, creio que também vamos ao zoológico”, comemorou a estadunidense, que observou ainda; “todos sempre acenando para nós, estou me sentindo como se fosse uma pessoa famosa”, destacou a turista.
Gerando renda ao Estado
Durante a estadia dos turistas no amazonas, diversos setores são impulsionados e é possível que eles injetem cerca de R$ 8 milhões na economia local, segundo a Amazonastur, que destaca durante a temporada dos cruzeiros é positiva para a economia local, pois gera renda e oportunidades de empregos tanto para a capital bem como para o interior do Amazonas.
O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, frisa que o público do exterior ao ter o Amazonas como destino acaba impactando outros turistas de outros locais e isso reforça a crescente do turismo no local.
Desde o início da temporada de cruzeiros 2022/2023, iniciada em novembro do ano passado, o Viking Sea é o sexto navio a aportar em Manaus. Nesta temporada, são esperados 7.150 cruzeiristas, sendo 4,7 mil passageiros e cerca de 2,3 mil tripulantes. Todos eles deixam sua contribuição nos diversos setores da economia.
“A expectativa é muito alta nessa temporada de cruzeiro, a primeira pós-pandemia, e o mês de março é aquele em que mais recebemos navios, que vêm com destinos a Manaus e Parintins, na região da Serra da Valéria. E isso posiciona cada vez, de forma positiva, o destino Amazonas em nível nacional e internacional. É importante frisar que isso representa um trabalho árduo, conforme determina o governador Wilson Lima, de ordenamento, formatação e promoção do destino Amazonas”, disse Gustavo Sampaio ao Vanguarda do Norte.
“O turismo vem em uma crescente quando falamos de percentual de criação de emprego e faturamento, um crescimento exponencial.”,
comentou.
“Quanto aos cruzeiros especificamente, até o final da temporada, em maio, mais de 17 mil turistas virão ao Amazonas, o que causa movimentação no segmento de comércio, de serviços, rede de hotelaria, de restaurantes, no ambulante, no artesanato. Então, significa muito a gente ter essa temporada de cruzeiro do Amazonas cada vez mais forte.”, explica Gustavo.
O período também conta com a participação de profissionais como guias turístico. As atrações culturais responsáveis por recepcionar os viajantes.
O dançarino Felipe Alcântara, de 30 anos, é um dos dançarinos que está aproveitando o momento para mostrar a cultura nortista ao público internacional.
“É uma sensação única mostrar um pouco da nossa cultura para outros países, o mundo todo praticamente. Fico muito feliz em poder mostrar a nossa realidade cultural, que algumas pessoas não tem nem noção e acreditam na visão distorcida do nosso Estado”, comentou o dançarino.
Economia
O presidente da Amazonstur, Gustavo Sampaio, ressalta o quanto o turismo fomenta a economia local.
“Nós recebemos agora há pouco a imagem de um tricicleiro recendo em dólar e percebe-se a função social de ter essa temporada aqui. Porque esse trabalhador, o artesão, o comerciante vai pegar esse dinheiro e vai levar para casa para o sustento de sua família.”
“O Turismo não se resume só em lazer, mas é um fio condutor de renda e oportunidade.”,
frisou
O Estado do Amazonas tem crescido no ramo turístico, principalmente a capital, e a chegada de viajantes internacionais e nacionais com o incentivo de novos voos destinados para Manaus é um dos fatores para os bons resultados no setor.
Segundo Gustavo Sampaio, o ano de 2022 foi o ano de maior investimento no turismo da história recente do Amazonas, no qual houve a qualificação de muitos profissionais para a crescente turística.”
“A cultura e a ciência são coisas que estamos mais animados para conhecer. Já fomos em Parintins e amamos aquela cidade. Foi tudo bem real. Fomos ao supermercado e foi divertido ver a diversidade de pessoas. Todos são muitos receptivos”, disse Oliver.
Confira os Cruzeiros do mês de março
Dia 2 de março
Viking Sea, 930 turistas e 480 tripulantes
4 de março
Volendam, 1.718 turistas e 647 tripulantes
11 de março
Seabourn Quest, 540 turistas e 330 tripulantes
14 de março
Ocean Explorer, 160 turistas e 90 tripulantes
25 de março
Seven Seas Voyager, 777 turistas e 445 tripulantes
26 de março
Hanseatic Spirit, 230 turistas e 169 tripulantes
29 de março
Seabourn Venture, 264 turistas e 120 tripulantes
30 de março
Ocean Explorers, 160 turistas e 90 tripulantes