Manaus (AM) – A falta de segurança na comunidade São Sebastião, localizada no bairro Petrópolis, Zona Sul da capital, tem deixado os moradores vivendo em clima de medo constante. Em menos de uma semana, cinco assaltos, sendo dois no mesmo dia, foram registrados por câmeras de vigilância de residências do local. Os moradores pedem a atenção das autoridades para agir contra a criminalidade em que estão sendo alvos.
Conforme populares relataram, os diversos assaltos têm sido cometidos por ocupantes de motocicleta munidos de arma de fogo. Durante a ação criminosa eles ameaçam atirar contra as vítimas caso não lhes entreguem o que pedem. Os moradores estão revoltados com a falta de segurança no local.
“Nós moradores estamos revoltados com a onda de assalto que vem acontecendo na nossa comunidade, todo dia um morador sendo assaltado. É na parada de ônibus da linha 608, é na frente das escolas, é na frente das residências, ninguém mais tem direito de ficar na frente das suas residências. Então, nós estamos a mercê dos bandidos, o policiamento na nossa comunidade não existe. Nós estamos revoltados e pedindo policiamento na comunidade, estamos pedindo socorro do poder público”,
desabafou um dos moradores.
Leia também: Assaltos constantes assustam frequentadores do Parque dos Bilhares, em Manaus
A maioria dos crimes têm ocorrido nas ruas de maiores fluxos da comunidade, geralmente os alvos têm sido trabalhadores ou estudantes que estão em paradas de ônibus a caminho de seus compromissos. Entre os vídeos que a nossa equipe de reportagem recebeu de moradores, há o caso de três pessoas, vítimas de um mesmo assaltante. O caso ocorreu na tarde do dia 23 de fevereiro, no qual, o criminoso agiu sozinho.
Nas imagens divulgadas é possível notar o momento em que o assaltante em uma motocicleta, trajado com uma calça jeans, tênis, blusa de mangas na cor escura e uma mochila, passa pela rua Justina de Oliveira e em seguida dá a volta indo em direção às vítimas, uma idosa, um jovem e um estudante.
Na ocasião ele saca uma arma de fogo e pede os celulares das pessoas. Nas imagens é possível ainda, ver que uma das vítimas ainda tenta resistir, porém, devido às ameaças ela acaba entregando o celular.
Vídeo:
Medo de caminhar na rua
Uma moradora relatou que a sensação de insegurança no local é tão grande a ponto de ela precisar correr na rua para chegar em casa. Além disso, ela conta que mais casos de roubos aconteceram na comunidade, mas não foram registrados por câmeras de segurança. Geralmente eles não roubam apenas em uma rua, eles saem fazendo arrastão.
“Já está passando dos limites, a gente não pode sair de casa porque é assaltado na porta de casa. Eu já desço do ônibus correndo pra casa com medo de ser assaltada. Todo dia um morador tem um relato diferente sobre as situações que passaram nas mãos dos criminosos. Essas imagens que temos é só o que as câmeras das casas conseguiram registrar, e fora os que não tem câmera pra provar como estamos sendo alvos destes constantes arrastões”,
disse a moradora que preferiu não se identificar.
Em outras imagens capturadas nesta quinta-feira (2), mostra o momento em que dois ocupantes de uma motocicleta abordam uma mulher que estava caminhando na rua Rio Amazonas. No momento do assalto eles se aproximam da vítima e roubam o celular dela.
Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (3), sete pessoas que estavam em uma parada de ônibus, na mesma rua, também são surpreendidas por dois assaltantes. No vídeo é possível notar o desespero das vítimas que após entregar os pertences tentam correr com medo dos criminosos.
Vídeo:
A equipe de reportagem do Vanguarda do Norte entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para obter o posicionamento das autoridades referente à onda de assaltos na comunidade. Até o fechamento desta matéria a secretaria não se posicionou.
- Sepror entrega 15 toneladas de alimentos do PAA para seis entidades em Manaus
- STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid
- Evento internacional promove debate sobre território, gênero e sustentabilidade
- Operação Hagnos: PC-AM e PMAM prendem homem por satisfação de lascívia na presença da sobrinha de 7 anos
- Seap e UEA promovem ressocialização com o projeto ‘Teatro Arbítrio’ nas unidades prisionais