Rio Preto da Eva (AM) – Almir Padron de Azevedo, 40, Hilarildo Monteiro dos Santos Sobrinho, 28, e Luís Carlos Pinto Junior, 20, foram presos por aplicar golpes em idosos em agências bancárias do município de Rio Preto da Eva, no último sábado (4).
Conforme o delegado Henrique Brasil, titular da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), as investigações iniciaram há dois meses, após denúncias de idosos informando que eram ludibriados, em agências bancárias, a realizar transações bancárias e empréstimos, inclusive com a utilização de biometria, tendo ao fim seu cartão bancário trocado por outro.
“Essas pessoas chegavam e ofereciam apoio aos idosos, que muitas das vezes possuem dificuldades em enxergar e aceitam esse auxílio. Durante a ocasião, o trio simulava que estava ajudando, mas na verdade realizavam empréstimos e transferências, além do cancelamento da biometria para que pudessem utilizar o cartão e facilitar a retirada do dinheiro da conta. Isso vinha acontecendo frequentemente no início e final de mês”, explicou o delegado Henrique Brasil.
Os criminosos foram presos no momento em que estavam saindo do município, após mais uma ação criminosa. Na ocasião, eles levaram mais de R$ 1 mil de uma idosa. Eles foram abordados na estrada por uma barreira montada pelas equipes das policiais Civil e Militar.
O delegado esclareceu que no veículo em que eles estavam foram encontrados em espécie o valor da quantia furtada, bem como cinco cartões bancários em nome de terceiros, que seriam utilizados para troca com o cartão da vítima ou ainda, sendo os cartões de outras vítimas.
Procedimentos
O trio criminoso responderá pelos crimes de furto qualificado por abuso de confiança mediante fraude e associação criminosa. Almir, Hilarildo e Luís Carlos ficarão à disposição do Poder Judiciário para os procedimentos cabíveis.