Itacoatiara (AM) – Um cachorro teve uma das patas amputadas após ser baleado por um homem em Itacoatiara, no interior do Amazonas, na terça-feira (7). O suspeito de cometer o crime se entregou à polícia e informou que o animal estava atacando a criação de galinhas dele, e, por conta dessa situação, resolveu punir o cão.
O animal foi socorrido por protetores de animais do município, mas, por conta da gravidade, perdeu uma das patas. O suspeito prestou depoimento e depois foi liberado para responder ao crime de maus-tratos em liberdade.
Maus-tratos contra animais é considerado crime no estado do Amazonas, de acordo com a Lei Estadual nº 3.036/2007.
A lei estabelece que é proibido, em todo o território do Amazonas, maltratar, ferir, abusar ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. Além disso, também é proibido mantê-los em locais sem condições adequadas de higiene, abrigo e alimentação.
A pena prevista para quem cometer esse crime pode variar de acordo com a gravidade da situação e pode incluir desde multa até detenção. Caso o crime resulte em morte do animal, a pena pode ser aumentada.
É importante ressaltar que a proteção dos animais é um tema cada vez mais importante em todo o mundo, e é fundamental que a população se conscientize sobre a importância de respeitar e cuidar dos animais, evitando qualquer tipo de maus-tratos ou crueldade contra eles.