As empresas do Estados Unidos abriram 311.000 mil novas vagas de trabalho. Índice auto, relacionado a porcentagem de desemprego em 2022. As estatísticas do Banco Central do EUA, Federal Reserve (Fed), será tomar decisões mais rígidas.
A notícia foi dada hoje, pelo Departamento de Trabalho, com o intuito de manter as oportunidades de emprego aquecidas. A atitude pode causar transtorno na Fed, que tem se esforçado para diminuir a inflação.
A taxa de desemprego do ano de 2022, somada ao início de 2023, somou 3,6%. Índice que está relacionado ao retorno gradual dos trabalhadores, após a pandemia.
O mercado de trabalho tem mantido a persistência em gerar empregos, no entanto, alguns setores estão perdendo força e cedendo a elevação de juros no país.
Os setores que lideram o ranking de empregabilidade estão relacionados ao turismo e serviços de hotelaria, que sofreram redução de 2,4% em 2020.
“Alguns desses setores, especialmente os serviços, ainda estão se recuperando da pandemia”, disse Eugenio Alemán, economista-chefe da empresa de serviços financeiros Raymond James.
As áreas que envolvem a infraestrutura cresceram, mesmo após o congelamento do mercado imobiliário, envolvendo também o campo de saúde e varejo. A Indústria da comunicação e tecnologia, diminuiu a oferta de emprego, assim como a cargos de manufatura, transporte e armazenamento, que tiveram cortes de gastos pela falta de demanda.
Apesar dos esforços dos EUA se manter aquecido com a mão de obra, o aumento de emprego não absorveu todas as demandas.
*Informações do The New York Times