Manaus – O indígena da etnia Murambo, Jair Oliveira Cruz, foi condenado a mais de 20 anos de prisão por matar um idoso de 75 anos, da mesma etnia. O crime ocorreu no ano de 2021, na aldeia Boa Vista próximo de Atalaia do Norte (a 1.137 quilômetros de Manaus).
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Atalaia do Norte, obteve a condenação do caso, cujo julgamento foi realizado no dia 31 de janeiro de 2023, no Fórum Local do município, em decisão proferida pela juíza Jacinta Silva dos Santos e com atuação do Promotor de Justiça Elanderson Lima Duarte.
Leia também: Ataque criminoso deixa homem morto e mulher baleada no Tancredo Neves
“Foi um caso complexo envolvendo dois indígenas, sendo da aldeia Boa Vista, que fica 350km distante da sede do Município e a maioria das testemunhas não falam a língua portuguesa. Apesar das dificuldades, o Conselho de Sentença acatou todas as teses do Ministério Público e o réu foi condenado em 20 anos e 05 meses de reclusão. A defesa da vida e de justiça no caso é um dever do membro do Ministério Público para fins de pacificação social”, explicou o Promotor de Justiça.
Na ocasião, o crime ocorrido em 28 de agosto de 2021, o condenado desferiu um golpe na testa da vítima, causando traumatismo cranioencefálico. No mesmo contexto, o autor do crime ainda ocultou o cadáver, arrastando o corpo da vítima até o igarapé Boa Vista