Tefé (AM) – Cinco criminosos foram presos, durante uma operação policial realizada no rio Solimões, com 400 quilos de maconha tipo skunk, na última terça-feira (14), nas proximidades do município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Na ação, um adolescente de 16 anos também foi apreendido.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), essa organização criminosa já era alvo de investigação da especializada.
“Já sabíamos a forma de atuação deles durante esse transporte de drogas no rio, no qual subimos uma equipe em ponto estratégico onde ficamos observando até conseguirmos lograr êxito na prisão dos criminosos e apreensão das drogas”, disse o diretor.
Leia também: Organização criminosa é presa com 634 kg de drogas, fuzil, carros, jet ski e quadro de ‘El Chapo’
O delegado relatou, ainda, que essa quantidade de entorpecente é oriunda do município de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), onde já vinha sendo feito o transporte pela calha do rio Japurá na confluência com o rio Solimões.
“No momento da prisão, não houve nenhuma resistência por parte dos criminosos. O treinamento da Core facilitou a abordagem e não teve negativa por parte dos envolvidos, onde todos confessaram a participação na autoria do crime”, explicou Torres.
Os presos foram identificados como Francisco Ferreira da Silva, 75; Gilmar Correa de Assis, 35; Gutembergue Ferreira da Silva, 53; Moisés Duarte Gomes, 51; e Patryck da Silva Ciabra, 18.
A ação contou com o apoio da Delegacia Fluvial (Deflu) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM)
Procedimentos
Após a prisão dos envolvidos e apreensão dos materiais, eles foram apresentados no Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Tefé, para os procedimentos cabíveis.
Francisco, Gilmar, Gutembergue, Moisés e Patryck responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e corrupção de menores. O adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
Todos ficarão à disposição do Poder Judiciário.