Manaus (AM) – Ninhadas indesejadas é o principal motivo de abandono dos mais de 30 milhões de animais em todo Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que já é considerado um problema de saúde pública.
Tendo em vista esses fatores, em Manaus, existe uma Organização Não Governamental (ONG) que leva o nome Anjos de Rua Manaus, tendo como principal objetivo a castração de bichos, controlando assim a população de cães e gatos na capital.
A ONG é uma organização civil e sem fins lucrativos que existe há mais de seis anos e que traz mais acessibilidade para os tutores na hora da castração ou até mesmo quando se busca ajuda para um animal vítima de maus-tratos, por exemplo.
Kennedy Marques é responsável pela Anjos de Rua Manaus e fala sobre o início da organização, dificuldades e o reconhecimento sobre os serviços em todo o estado do Amazonas.
“Nós entendemos que a castração é o melhor caminho para combater o abandono e maus tratos, e tínhamos muitas dificuldades para castrar os animais que resgatávamos devido ao valor desse serviço. Em janeiro de 2016 montamos nossa clínica com objetivo de atender somente nossas demandas, mas 1 mês depois, a notícia se espalhou e fomos obrigados a ampliar e equipar nosso pequeno espaço”.
Autorização para castrar
Ainda de acordo com Kennedy, o Centro de Castração da ONG, legalizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amazonas, possibilita um preço mais em conta na hora da cirurgia, não muito complicada, mas que requer extremo cuidado no antes e pós-operatório, tanto para cães quanto para ou gatos.
“Então, um grupo de amigos verificou junto ao Conselho de Medicina Veterinária uma forma de legalizar uma clínica, que pudesse realizar esse serviço a sociedade dentro das regras de saúde animal e sanitária, condicionado em oferecer campanha de conscientização sobre bem estar animal. Então essa é a nossa visão do espaço destinado a castração”,
explica.
Além da facilidade com a castração, a Anjos de Rua Manaus ainda oferece diversos serviços de cuidados veterinário de forma gratuita, como por exemplo, a avaliação veterinária de animais carentes de ruas da cidade de Manaus.
“É cobrado apenas um valor simbólico pra pagar insumos, veterinários auxiliares, atendentes, aluguel e dentre outras despesas, e insumos em geral para o funcionamento da ONG Anjos de Ruas Manaus”,
enfatizou Kennedy.
A ONG também se dispõe a receber mantimentos para o funcionamento ou até mesmo que os mais de 250 animais sejam adotados, seguindo o ciclo de recuperação do animal resgatado das situações de vulnerabilidade nas ruas da cidade de Manaus.
Por dentro do assunto
Ainda há dúvidas na hora de levar o animal para castrar? A reportagem do Vanguarda do Norte entrevistou a médica veterinária Adalgisa Thalia que respondeu tópicos importantes como:
• Por que a castração é importante?
• Existe idade certa para castrar o animal?
• A castração pode deixar sequelas?
Falando sobre a importância da castração, a doutora abordou benefícios que o procedimento pode trazer para o pet, como por exemplo, a ninhada indesejada e até a prevenção de doenças.
Uma das dúvidas mais frequentes é a questão da idade dos animais para realizar a castração. Segundo a doutora existe um tempo específico para cada pet ficar apto a ser castrado.
“A idade definida para castrar cão é a partir de um ano, quanto aos gatos, é a partir de 8 meses de idade”,
afirma.
E quanto as possíveis sequelas após a cirurgia, a veterinária diz que o procedimento é benéfico para os bichos e que ela até traz uma melhor qualidade de vida a eles.
“A castração não deixa sequelas, pelo contrário, visa o bem-estar do animal para não ter aquele estresse. Mas também não é indicado castrar os pets aos quatro ou cinco meses, porque também tem o risco de ter uma obstrução urinária”,
enfatizou Adalgisa.
De acordo com o Código de Ética do Médico Veterinário, é proibida a divulgação de preços promocionais e formas de pagamento de serviços do gênero em meios de comunicação de massa e redes sociais. Para consultar os valores da ONG Anjos de Ruas Manaus, os interessados podem ligar ou enviar um WhatsApp para os telefones (92) 99136-3600 e (92) 99350-7361.