Guajará (AM) – A Operação denominada “Rojão” foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (03), com objetivo de cumprir 36 mandados judiciais, contra membros de uma facção criminosa responsável por extorsões, tráfico de drogas e armas, homicídio e roubos.
Leia também: Adolescentes são detidos após planejarem ataque à escola em Maués, no AM
As ações foram conduzidas pela Força-Tarefa de Segurança Pública do Estado do Acre, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e contou com a participação de cerca de 70 policiais.
Os mandados judiciais, sendo 19 de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, foram cumpridos em três cidades: no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), e nas cidades de Cruzeiro do Sul e Porto Walter, no Estado do Acre.


Os envolvidos na organização responderão pelos crimes de promover e integrar a participação de adolescentes no grupo criminoso armado. Se foram condenados, a pena pode ultrapassar 20 anos de prisão.
O nome “Rojão”, como foi denominada a Operação, faz referência aos fatos que motivaram o início das investigações. As lideranças do grupo criminoso, atuante no Acre, organizaram e promoveram a queima de fogos na data em que se comemora o “Dia de Finados”, em alusão à ex-integrantes que morreram em disputa de território com outras facções.