Manaus (AM) – Dez medalhas, sendo uma de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Este foi o resultado da equipe que representou o município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) no Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional 2023. A competição movimentou a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira no último fim de semana, 22 e 23 de abril.
Os atletas selecionados representaram o Centro da Juventude, programa social que oferta esporte, lazer, cultura e cursos de qualificação para crianças, adolescentes e jovens no município da Calha do Juruá. O Centro da Juventude é mantido pela Prefeitura de Carauari, na gestão do prefeito Bruno Ramalho e do vice Zé Viana.
Dos 19 competidores da equipe, 10 voltam para Carauari com medalhas na bagagem. O resultado final foi uma medalha de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Oito dos medalhistas da categoria masculino e duas no feminino. O maior feito da delegação aconteceu no sábado, quando Kailon Roberto. de 17 anos, faturou a medalha de ouro no Masculino Juvenil Branca Pena.
Leia mais: Prefeitura de Manaus entrega kits do projeto ‘Esporte na Comunidade’
O grupo foi liderado pelos professores Sidney Viana e Francisco Libório. A prefeitura de Carauari arcou com todo o investimento nas passagens de barco, hospedagem, alimentação, quimonos e camisas de passeio.
“Do meu ponto de vista foi um resultado muito bom, porque trouxemos novos atletas e conquistamos 10 medalhas. Do grupo que viajou a Manaus, apenas dois já tinham vindo antes, então considero o resultado positivo. Agora é trabalhar para os próximos campeonatos e continuar representando muito bem o município de Carauari”, disse o professor Sidney Viana.
Palavra oficial
Nas duas administrações do prefeito Bruno Ramalho, o município da Calha do Rio Juruá vem se destacando no esporte em diferentes modalidades. Resultados expressivos no jiu-jítsu, judô e futsal elevaram o município ao posto de referência na gestão esportiva no Amazonas.
“Acreditamos e investimos no esporte como instrumento de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens. O esporte previne o uso de drogas, melhora a saúde física e mental, além de servir como prevenção ao uso de drogas e à violência”, disse o gestor, que recebeu a delegação antes do embarque para a capital.