Manaus (AM) – Manifestantes que protestavam em frente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), celebraram o resgate da capivara Filó, no final da manhã deste domingo (30). A capivara é criada pelo fazendeiro e influenciador Agenor Tupinambá e havia sido entregue ao Ibama no dia 27. No entanto, o local estava em situação insalubre para viver.
Reviravoltas
O caso ganhou uma reviravolta ontem (29), após a deputada estadual Joana Darc realizar uma live e mostrar a situação precária do cativeiro onde Filó estava. “O Ibama enganou a gente. Nós agimos de boa-fé levando eles na propriedade. A gente poderia ter escondido a Filó, a gente poderia ter deixado eles irem atrás da Filó do jeito deles, porque até a gasolina [para o Ibama] quem pagou foi o Agenor”, expressou Joana Darc.
Após o ocorrido, a protetora de animais Luisa Mell, também realizou uma live e informou que a justiça havia concedido uma liminar para a devolução de Filó a Agenor.
Por sua vez, o Ibama negou que tenha uma medida judicial e lançou uma nota afirmando ser falsa a informação dada por Luisa Mell.
“É falsa a informação divulgada no sábado (29. abr) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá. O animal havia sido entregue ao Ibama na última 5ª feira (27.abr) e está sob cuidados no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Manaus. Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça-real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio),
inicia a nota.
Na verdade, o docimento autoriza que membros da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) acompanhem o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres em relação ao animal.
Leia mais: Caso Filó: Após protestos na frente do Ibama, Agenor Tupinambá aguarda ter a capivara de volta
Decisão para devolução de Filó
Diante da repercussão nas redes, a deputada Joana Darc esclareceu: “Filó ainda não está solta”. Ela ainda mostrou os documentos da Justiça Federal em que especifica a situação de Filó.
Além de mostrar os documentos judiciais, Joana também mostrou os prazos de validade dos medicamentos e vacinas para os animais, mas o órgão rebateu.
Resgate de Filó
O caso ganhava cada vez mais proporção na internet gerando comoção social a nível nacional e neste domingo, Agenor e Joana Darc estiveram no Cetas do Ibama e resgataram a capivara.
Na saída, eles agradeceram aos manifestantes pelo apoio e informaram que uma live será realizada para explicar o viés do caso.