Manaus (AM) – Um idoso de 69 anos foi preso nesta quarta-feira (03), por descumprimento de medida protetiva expedida em fevereiro de 2023, em favor de sua neta de 13 anos. Ele foi preso no bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. De acordo com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o homem estuprou a menina em 2020, quando ela tinha 11 anos.
Leia também: Em Eirunepé, homens são presos por estupro de vulnerável contra meninas de 12 e 13 anos
No mesmo ano, a medida protetiva foi deferida determinando que ele não se aproximasse da vítima, embora morassem no mesmo terreno, conforme explicam os agentes de segurança pública.
“A ordem judicial determinava que o autor não se aproximasse da menina, entretanto, mesmo após a medida, ele continuava a procurá-la. Eles moravam em casas diferentes, mas no mesmo terreno. Além de ele não sair da propriedade, continuava oferecendo dinheiro para que a vítima o deixasse consumar os atos libidinosos”,
disseram os policiais.
Segundo os policiais civis, o descumprimento foi denunciado pela própria vítima e por sua representante legal, ocasião em que as investigações foram iniciadas e foi solicitado à Justiça o mandado de prisão preventiva em desfavor do autor.
Ele responderá por descumprimento de medida protetiva e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Operação Caminhos Seguros
A prisão faz parte da Operação Caminhos Seguros, deflagrada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.
*Com informações da assessoria