Manaus (AM)- Após três anos desde que a pandemia da Covid-19 foi anunciada, nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, oficialmente, que ela não é mais uma emergência sanitária global, ou seja, é o fim da pandemia.
Leia também: David Almeida assina decreto que cria Comissão Municipal de Mudanças Climáticas em Manaus
O anúncio foi dado durante entrevista coletiva pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Porém, ele enfatizou que isso significa que a covid-19 acabou, mas que não é mais uma Emergência de Saúde Pública.
“É com grande esperança, que declaro o fim da covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isto não significa que a covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça para a saúde a nível global. Na semana passada, a covid-19 tirou uma vida a cada três minutos e estas são apenas as mortes de que temos conhecimento”, afirmou Tedros Adhanom.
LIVE: Media briefing on #COVID19 and global health issues with @DrTedros https://t.co/eNfCX95RaG
— World Health Organization (WHO) (@WHO) May 5, 2023
No dia 11 de março de 2020 foi anunciada a Emergência Global em Saúde. A partir de então, o mundo passou a enfrentar um inimigo, na época, ainda desconhecido, o coronavírus.
No Amazonas, a Covid-19 causou a morte de quase 15 mil pessoas e um total de 636.349 pessoas foram infectadas, segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Brasil
Conforme dados da OMS, o mundo enfrentou durante esses três anos várias fases da pandemia que causou a morte de quase sete milhões de pessoas. Só no Brasil morreram mais de 700 mil pessoas.
Foram diagnosticados mais de 765 milhões de casos, mas as autoridades acreditam que esse número ainda seja maior.