Manaus (AM) – Há mais de 20 anos a rotina do Francisneto Sidou, é mostrar o que o Amazonas tem de mais bonito. Neto, como é conhecido, é guia turístico e realiza passeios de lancha para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, trilhas e comunidades indígenas. Todos os dias ele acompanha turistas do mundo todo.
“É onde vem o meu sustento. Já até experimentei fazer outra coisa. Trabalhar em comboio de balsa, fazendo uma viagem, mas gosto de trabalhar com pessoas, sentir emoções”, afirmou Neto.
Leia também: Iranduba recebe edição do Turismo em Movimento da Amazonastur
Ainda no início dos anos 90, o guia turístico teve oportunidade de fazer um curso na área e, desde então, essa tem sido sua profissão. Para receber os turistas, Neto estuda sobre o Amazonas. É assim que ele torna o passeio ainda mais interessante se envolvendo do início ao fim.
“As pessoas começam a navegar, abrem aquele sorriso e isso a cada dia nos renova, porque cada dia eu conheço pessoas diferentes. Quem tá passeando, quer um momento de alegria e estar em contato com a natureza”, relata o guia.
Assim como Neto, Maria Lucileide também trabalha com turismo. Em um flutuante, no Lago do Janauari (a 27 quilômetros de Manaus) ela apresenta artesanato da região e um pouco da cultura. No local, duas famílias têm como fonte de renda a visita dos turistas.
“Se o turismo não vem, a gente não tem como tirar renda. Se não tiver turismo, não tem como. Então é importante o turismo pra gente trabalhar. Hoje é o que sustenta a gente”, diz Maria.
Só em 2023, o Amazonas já recebeu mais de 50 mil turistas, segundo Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). De Sorocaba (SP), a empresária Géssica Costa conheceu o Amazonas pela primeira vez.
“Quando eu viajo, a minha expectativa é me surpreender. E eu realmente tenho me surpreendido com a beleza desse lugar. É incrível e eu adoro estar dentro da natureza. Os canais que vão se abrindo no Rio Negro e Solimões, Encontro das Águas é muito lindo”, diz a empresária.
Amazonas é destaque como destino turístico
O mais importante jornal do mundo, o The New York Times, escolheu a capital amazonense como uma das 52 melhores cidades para se conhecer em 2023, dando destaque à culinária amazônica e ao Teatro Amazonas.
Para fomentar ainda mais o turismo na região, o governo do Amazonas tem investido no setor. Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), 94 alunos foram certificados após concluírem o curso técnico em Guia de Turismo Regional, ofertado gratuitamente. Os guias formados estão atuando em Manaus, Presidente Figueiredo e Novo Airão.
O setor do turismo também abriu 2023 gerando emprego. Conforme o levantamento da Amazonastur, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 33.166 empregos de carteira assinada, de forma direta e indireta.
A regularização de profissionais no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, também apresentou um aumento de 13,85%.
*Com informações da assessoria