Manaus (AM) – O Taekwondo é uma arte macial esportiva que utiliza movimentos realizados tanto com os pés, como com as mãos. No domingo (21) aconteceu em Manaus a “Copa Regional Norte”, onde a atleta amazonense Deise Neves, de 26 anos, levantou a torcida e foi o principal destaque feminino da competição.
Leia também: Vinicius Júnior sofre racismo em jogo do Real Madrid na Espanha
O evento, realizado no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado na avenida Brasil, em Manaus, reuniu 150 atletas representando os estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima (todos da Região Norte do Brasil).
No confronto final, a lutadora Deise Neves enfrentou a atleta Karina Costa, que também é amazonense. Elas realizaram a final do Adulto Feminino até 46 kg. O combate foi tão eletrizante que precisou ser decidido em três rounds. No primeiro, que durou quatro minutos, Deise venceu a oponente. Já no segundo, Karina lutou melhor durante os três minutos e empatou a disputa.
Após o placar igualado, Deise torceu o tornozelo direito e, mesmo assim, não desistiu da tão sonhada medalha de ouro, que garantiria a vaga no Grand Slam, evento mais importante da modalidade, que acontecerá no próximo ano, no Rio de Janeiro. A atleta foi atendida pela equipe médica e encarou a última etapa da luta, vencendo o terceiro round por pontos. No local, o público aplaudiu a determinação da atleta manauara.
A atleta, que treina na Associação Solimões, mora no bairro Coroado, na Zona Leste de Manaus. Para ela, a modalidade é muito importante desde os cinco anos de idade, quando a luta olímpica entrou em sua vida e até hoje faz parte da rotina dela, ajudando a ser uma pessoa melhor e focada nos objetivos.
Apoiadores
Realizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTDK) e organizada pela Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM), a Copa Regional Norte contou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel), e Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte, e Everest Arquitetura e Engenharia.