Manaus (AM) – O fim de semana na capital amazonense foi muito violento, com o registro de dez homicídios ocorridos entre sábado (27) e domingo (28), segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Entre as causas das mortes, a maior parte foi por disparos de armas de fogo, mas também houve casos de assassinatos por facadas.
Leia também: Foragido da justiça é preso após denúncia no canal 181 em Manaus
A maior parte dos crimes aconteceram na Zona Norte de Manaus. O medo tem tomado conta da população que todos os dias se depara com cenas de brutalidade, que não tem mais horário e nem local para acontecer.
Dos 11 registros de homicídios durante o fim de semana, 10 aconteceram na capital e um no município de Itacoatiara. De acordo com as informações da polícia, as mortes podem ser ligadas a acerto de contas por tráfico de drogas ou agiotagem.
Entre as mortes ocorridas, um duplo homicídio aconteceu no sábado (27), no conjunto Nossa Senhora de Fátima. Um deles foi identificado como Gabriel Fernandes de Araújo, de 21 anos.
Ainda no sábado, em um campeonato de jiu-jítsu, realizado na Arena Amadeu Teixeira, um dos lutadores chamado Matheus Rogério Machado de Castro, de 25 anos, foi morto dentro do ginásio. Na ocasião, a mãe do atleta recebeu uma ligação de um conhecido informando que o filho dela tinha morrido no local após os suspeitos atirarem contra ele.
Na manhã de domingo (28), uma mulher, não identificada, foi encontrada morta com uma faca cravada no pescoço na avenida Oitis, no Distrito Industrial. Segundo informações, antes de receber a facada, a vítima ainda foi agredida com várias pedradas na região da cabeça e esfaqueada no rosto.
Por volta das 18h de domingo, Vanderson Gabriel Cardoso Garcez, de 19 anos, morreu atingido por diversos golpes de faca pelo corpo. O caso aconteceu na avenida das Torres, no bairro Cidade Nova.
Os casos deverão ser investigados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Segurança pública
O Portal Vanguarda do Norte solicitou um posicionamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) sobre o alto número de assassinatos. Em nota, eles informaram que os agentes de segurança atuam com policiamento reforçado em Manaus e nas cidades do interior.