Mais do que moradia digna longe das áreas de alagação, os moradores contemplados pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) recebem, também, oportunidade para se profissionalizarem e crescerem economicamente.
Um desses projetos que visa à ascensão social dos beneficiários do programa e dos moradores do entorno é viabilizado através de parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazona (Cetam), para oferta de cursos profissionalizantes. Desde 2015, já passaram pelos cursos, em diversas áreas, 2.452 pessoas. Os cursos são coordenados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb e responsável pelo Prosamin+.
Esta semana, novas turmas iniciaram nos parques residenciais Mestre Chico II, no bairro Cachoeirinha, e Liberdade, no Morro da Liberdade, zona sul, para os cursos profissionalizantes de barbearia e atendente de farmácia.
“O objetivo, com essa iniciativa, é capacitar e aproveitar a vocação natural dos moradores, de forma que possam gerar renda e ajudar no orçamento da família. Tudo é pensado não apenas para reassentar as famílias, mas também em dar a elas uma chance de progredir economicamente”, afirma o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo.
Pelas mãos do professor Silvano Bras, do Cetam, as turmas de barbearia aprendem a realizar todos os tipos de corte de cabelo, até mesmo os modernos, como o degradê. E, ainda, agregam conhecimentos sobre como fazer sobrancelhas e barba. Além da prática, diz ele, os alunos recebem noções de empreendedorismo e finanças. “Também passo a eles ensinamentos da parte administrativa, de como abrir uma barbearia e virar empregador”, explica o professor Silvano.
O apoio à abertura de pequenas empresas segue uma estratégia que se mostra exitosa no Brasil. Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), essa fatia do mercado responde por 85% das vagas de trabalho geradas em fevereiro no Brasil. Em números absolutos, foram 206.697 vagas abertas. Segundo o Caged, o ramo de serviços foi o que mais contratou: foram 135.238 empregos.
Os cursos agregam valor econômico à vida financeira da família, na medida que abrem perspectivas de novos horizontes. Para o aluno Hector Astory, morador do bairro Betânia, no entorno do Residencial Liberdade, adquirir conhecimento técnico e prático é uma experiência sem igual. “Meu sonho é abrir uma barbearia, praticar muito, me aperfeiçoar e poder chamar meus colegas para trabalhar comigo”, observou.
A moradora Daniela Silva de Souza, do Mestre Chico II, enxergou uma porta aberta com a chegada do Cetam. Ela já faz o cabelo das vizinhas e da população do entorno. “Essa foi uma oportunidade que eu estava esperando há muito tempo. Aprender esses cortes mais modernos foi um achado na minha vida. Agora, tenho certeza que vou conquistar mais clientes, atendendo a domicílio”, avaliou.
O curso de balconista de farmácia também é sucesso de público nos residenciais. Nele, são ensinadas técnicas de como abordar clientes, controle de estoque, vendas de medicamentos e de outros insumos específicos deste tipo de estabelecimento.
Kelvin Henrique dos Santos, morador do Mestre Chico II, é um dos alunos matriculados. Ele espera dominar o conteúdo e entrar ainda mais competitivo no mercado de trabalho. “Aqui, estou entendendo como posso atender às pessoas, o que vai me dar a oportunidade de unir meus conhecimentos como técnico de enfermagem e usar isso como um recurso a mais na procura por emprego”, destacou.
As capacitações ofertadas são muito esperadas pelos moradores. Ao longo do tempo, já foram oferecidos cursos nas mais diversas áreas, dentre as quais, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, instalação e manutenção de condicionadores de ar e informática básica.
Segundo a diretora presidente do Cetam, Hellen Cristina, a satisfação dos moradores é comprovada pelo interesse que manifestam nos cursos. “Um dos mais procurados é o de limpeza de ar-condicionado. É uma oportunidade de trabalho para quem reside nos residenciais e poderá executar o serviço no local, proporcionando renda para sua família”, frisou.
Para a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, a capacitação profissional é um benefício histórico do programa, por contribuir significativamente para o desenvolvimento social dos beneficiários do Prosamin+. “Isso acontece desde o processo de reassentamento até a formação dos trabalhadores, dentro do entendimento da importância para geração de emprego e renda”.
*Com informaçoes da Assessoria
Fotos: Tiago Corrêa – UGPE