Um ataque a tiros na cidade de Cambé (a 397 quilômetros de Curitiba), no Paraná, deixou uma adolescente de 16 anos morta na manhã desta segunda-feira (19).
Outro aluno, de 10 anos, também foi ferido e está em estado grave. Os dois eram alunos do Colégio Estadual Professora Helena Kolody.
O autor do atentado, de 21 anos, foi aluno do colégio. O atirador foi a unidade e disse estar precisando de cópias de seu histórico escolar. Os tiros começaram assim que o suspeito entrou na escola. Ele foi detido e encaminhado à delegacia.
Luto
O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela menina morta. Os secretários de educação e segurança do Estado se encaminharam a Cambé.
Outros casos
O ocorrido traz de volta a lembrança de outros casos de ataque à escolas. A onda de ataques iniciada em março se estendeu ao mês seguinte.
Na época as ações de defesa foram intensificadas. Em abril, o Governo do Amazonas criou Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), que vai atuar nas escolas públicas estaduais monitorando e coibindo ameaças e a ocorrência de ataques a unidades de ensino da rede estadual.
Nas primeiras 24 horas de atuação do Nise, o órgão identificou 25 adolescentes envolvidos em ameaças contra escolas das redes estadual e municipal de ensino.