Empreendedorismo está em alta, principalmente após a pandemia pela qual passamos. Empreender, no sentido literal e segundo dicionários, é a ação de decidir realizar e pôr algo em execução. Ou seja, o que define o que é empreender é justamente a disponibilidade de agir a favor de uma solução, oportunidade ou necessidade. Assim, muitas pessoas por necessidade, outras por vocação e outras por diversificar suas fontes de renda, decidiram empreender em alguma coisa, algum segmento. Tornando-se empresários. Mas, espere aí, sem querer confundir e, já esclarecendo, empresário é uma coisa e empreendedor outra. Nem sempre, estão unidos. Como assim, tem diferenças? SIM e, são muito distintas e, importante conhecê-las. De forma simples, ser empresário é uma profissão e, empreendedor está mais ligado com a forma de agira, de perceber o mundo. Nem todo empresário é empreendedor e, nem todo empreendedor é empresário. Existem empreendedores que nunca tiveram/terão empresas, mas, eles contribuem com ideias inovadoras em uma empresa ou, num segmento da sociedade, promovendo mudanças significativas, pelo jeito de agir e pensar. Alguns empreendem até em ter uma empresa, pois tem uma boa ideia, porém, as vezes fracassam, por não possuírem as competências necessárias e experiencias em gestão, para ajudar a levar o negócio criado à frente. Já ao empresário, pode faltar capacidades de criar e inovar, o que pode levar também ao fracasso.
Vou detalhar um pouco de cada um dos termos e, depois a tão esperada junção dos dois. Vamos lá?
Empresário(a) é quem profissionalmente atua na geração de lucro com base na circulação de bens e serviços e, suas atividades se baseiam na obtenção de recursos necessários à sua atividade fim. Pode ser Individual ou Coletivo. Normalmente, apresentam algumas destas características: Faz ou contrata uma gestão financeira para que a empresa consiga ter lucro, utilizando estrategicamente seus recursos. Um(a) empresário(a), precisa ter liderança para engajar seu time na direção dos objetivos da empresa. Não necessariamente, precisa ter formação em administração, porém, é necessário que tenha conhecimentos sobre as diversas áreas da empresa, pois terá que gerenciá-las. Precisa também pensar/agir em solucionar problemas de uma sociedade, com produtos ou serviços adequados ao seu objetivo, com o por exemplo abrir um mercado em um bairro novo, ou oferecer determinados serviços.
Empreendedor(a) não se trata necessariamente de uma profissão, mas sim, de uma maneira de agir e pensar. Não necessariamente, precisa abrir um negócio (empresa) para empreender, visto que a pessoa empreendedora está mais ligada a oportunidades e criatividades, embora, não seja unicamente ter uma brilhante ideia se, não estudar, assumir riscos, colocar em pratica a sua ideia. É Preciso muita motivação para que o sucesso seja alcançado. Você também pode empreender de forma individual ou coletiva, atuando em uma empresa, sua ou não e, ou de forma coletiva, em busca de soluções aos projetos elaborados. Pode-se empreender dentro da sua área de atuação/conhecimento, para isso é necessário muita disciplina e força de vontade, pois, precisará estar sempre buscando novas informações e soluções no empreendimento o qual escolheu. É Preciso passar por fases de adaptações, evoluções das informações de acordo com a necessidade da sociedade/grupo a qual pertence. Necessário ainda, ter facilidade na comunicação e assimilação das informações, conhecer pessoas, ter uma rede com conexões de vários conhecimentos/setores e, absorver tudo o que pode ser absorvido, pois daí, vem novas parcerias e projetos a serem tocados. A principal característica é ter ideias inovadoras e colocá-las em prática.
A junção do empreendedor com o empresário é unir de cada um, as características num empreendimento/projeto e, aí sim, buscar executar um bom plano de negócios, baseados nas ideias criadas, montar uma empresa e, fazer a gestão de forma clara e profissional, que são requisitos fundamentais para o sucesso do conjunto (empresário x empreendedor), não importando na área de atuação. Uma pessoa empresária que tem em suas características o empreendedorismo e vice-versa, certamente terão muitas chances de sucesso. Pois, conseguirá inovar, se destacar no mercado e atender as expectativas de clientes e parceiros, além é claro, de atingir o objetivo.
Iniciar seu próprio empreendimento pode ser emocionante e desafiador, chato ou divertido, rentável ou não. Tudo vai depender da forma que você irá empreender suas ideias e ações. É necessário muita persistência e determinação, ter paciência e resiliência, pois erros e obstáculos, serão certos nos caminhos. Ao superá-los, você chegará ao sucesso. E, aqui um spoiler para a próxima coluna…. Falaremos sobre sucesso, que tal?