Muitas pessoas gerenciam suas finanças pessoais ou de pequenas empresas, com a famosa “conta de padeiro”. Você, certamente já ouviu esse termo. Mas, afinal, que conta é essa? Será que os padeiros descobriram alguma fórmula mágica, além de fazerem deliciosos pães? Que tal descobrirmos juntos esse significado tão popular no mundo dos negócios? Vamos lá?
O termo remonta ao Rei Henrique VIII na Inglaterra, onde reinou entre os anos de 1509 até 1547. Ele criou uma Lei – “Assize of Bread and Ale” – que regulava o preço, o peso e a qualidade do pão e da cerveja fabricados e vendidos em cidades, vilas e aldeias. Foi a primeira lei na história britânica a regular a produção e venda de alimentos. Essa Lei, punia com muito rigor, os padeiros e cervejeiros, que à época enganavam na quantidade e qualidade de pães e cervejas. Uma das normas, era vender 01 dúzia de pães. Como os pães não tinham forma e tamanhos padronizados e, para evitar serem punidos, os padeiros começaram a colocar nos pacotes 13 pães, ou seja, 01 dúzia mais 1. De forma “abrasileirada”, deu-se daí, o termo: conta de padeiro.
Bem, história contada e, o que tem a ver e, como é utilizada isso na prática?
No Brasil, ao utilizarmos o “método” – conta de padeiro, quer dizer que é uma conta rápida e superficial, utilizando números e informações básicas para obter um total, seja para saber se tal coisa teve lucro ou prejuízo, ou também quantitativo de estoques. Em casa, a conta é para sabermos, uma proporção de uma receita de comida, de quantidade de sabão na máquina de lavar, saber se aquele compra fora do orçamento vai conseguir ser concretizada, enfim. É uma conta provisória e, sem muito fundamentos. Pois na maioria das vezes, os resultados são por aproximação e achismos.
Vejam esses exemplos abaixo: Um determinado produto que custa R$150,00 pode ser adquirido em até 3x sem juros no cartão. Porém, se comprarmos por PIX ou dinheiro, o lojista concede um desconto de 5%. Ou seja, o valor de R$7,50 está sendo cobrado no valor cheio, ou descontado no valor de acordo com o método de pagamento. Na cabeça do consumidor, muitas vezes, ele não enxerga o desconto, mas, a facilidade em parcelar em 3x SEM JUROS.
Outro caso, que não enxergamos claramente são os juros em um determinado financiamento ou até em compras parceladas no cartão, com as famosas taxas da maquineta. Os juros totais e a composição deles, quase nunca é apresentado por quem está vendendo o produto ou serviço. Então, utilizamos a “conta de padeiro”, pois “não podemos perder tempo”. Assim, a conta de padeiro entra em ação, para que, rapidamente, possamos visualizar se os valores das parcelas cabem nos nossos bolsos e orçamentos. Ou seja, além de querer comprar determinado objeto, que talvez nem seja necessário, ainda é capaz de pagar no final, quase outro objeto idêntico, se tivesse esperado e calculado mais detalhadamente a composição dos valores e juros. Ao entrar nesse detalhe, você certamente se surpreenderá.
Como vimos em alguns artigos anteriores, para obtermos um cálculo mais próximo possível da realidade é necessário aprofundarmos mais a tal conta, de maneira que tenhamos base suficiente para poder chegar a um resultado correto. É buscarmos todas as informações que envolvem a negociação, como valores, taxas, prazos. Colocar isso numa planilha e, fazer a conta, colocar a “mão na massa”. Sem isso, qualquer cálculo que você faça sobre uma viabilidade qualquer, certamente, não trará a verdade por completa e, pelo contrário, poderá até fazer você, ter um prejuízo muito grande. É sério e, real. Diversas pessoas que chegam
até a consultoria, seja para elaborar um plano de negócios, um fluxo de caixa, um planejamento financeiro, muitas se surpreendem negativamente, com a diferença dos resultados que, elas mesmas haviam conseguido, através da “conta de padeiro”. Assim, com um bom estudo dos números, das informações e, do objetivo a ser alcançado é, possível sim, você ter os números que atendam suas necessidades e, deixar a “conta de padeiro” somente a nível de história mesmo.
Seja para qualquer tipo e tamanho de empresa, para um casal, ou famílias grandes. O planejamento financeiro é de suma importância para o sucesso sonhado. Não deixe de buscar um especialista no assunto, para que você não precisa ficar à mercê de contas de padeiro na sua vida profissional e pessoal.