O governador Wilson Lima destacou, nesta quarta-feira (12), a importância da integração das forças de segurança para a proteção do território da Amazônia brasileira. A declaração foi feita durante a abertura do 1º Congresso das Polícias Militares da região Norte, promovido pela Polícia Militar do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.
No discurso, para aproximadamente 400 integrantes das forças de segurança dos estados do Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins e Pará, Wilson Lima classificou o encontro como importante momento de integração daqueles que conhecem bem os desafios e as riquezas da Amazônia e que, por esse motivo, é uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento sobre segurança na região.
“Esse evento é importante porque os comandantes e os representantes dos estados que estão aqui enfrentam problemas que são comuns à região amazônica, cada um naturalmente com as suas especificidades, mas esse é um momento de troca de experiências, de entendimento daquilo que a gente pode avançar no que diz respeito à política de Segurança Pública e isso também serve para que a gente tenha uma representatividade maior a nível nacional”, avaliou Wilson Lima.
Entre as autoridades presentes, o governador cumprimentou o general Costa Neves, comandante militar da Amazônia, e agradeceu pela parceria que as Forças Armadas mantém com o Estado, reforçando que a região territorial do Amazonas é de, aproximadamente, 1,5 milhão de quilômetros quadrados, com fronteiras de países como Peru, Colômbia e Venezuela, além abranger áreas de mata, rios e locais de responsabilidade de municípios e da União.
“Não tem como o Estado fazer ou tocar uma ação de Segurança Pública sem que haja o entendimento entre essas forças. O Exército, por exemplo, a Marinha e a Aeronáutica são forças que detêm um conhecimento da Amazônia como nenhuma outra força no mundo. Então, a gente precisa desse apoio, dessa colaboração e desse entendimento para que a gente possa avançar nessa política de Segurança Pública no Amazonas”, afirmou o governador do Estado.
Ainda em sua fala, Wilson Lima citou avanços em sua gestão para reforçar e valorizar o trabalho das forças de segurança do Amazonas, a exemplo da entrega de equipamentos individuais e coletivos, auxílio fardamento, gratificação por cursos e aumento de hora extra. Além disso, no âmbito do Consórcio da Amazônia Legal, já há trabalhos colaborativos com estados que fazem fronteira com o Amazonas.
Também estiveram presentes o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur; o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Vinícius Almeida, e comandantes das Polícias de outros estados do Norte; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Ximenes Muniz; o chefe da Casa Militar, Cel. Fabiano Bó; o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes; entre outras autoridades militares e civis.
*Com informações da assessoria.