Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos (EUA), desenvolveram um dispositivo portátil capaz de transformar moléculas de água do ar em água potável utilizando apenas a luz solar ambiente para energia. A invenção foi publicada no jornal Nature Water.
O dispositivo, um coletor de água atmosférico, emprega uma estrutura ultraporosa conhecida como Metal-Organic Framework (MOF) para capturar e converter a umidade do ar em água. Esta inovação foi testada com sucesso no Parque Nacional do Vale da Morte, o local mais seco e quente da América do Norte. Os resultados sugerem que o aparelho pode fornecer água limpa praticamente em qualquer lugar, mesmo nas condições mais adversas causadas pelas mudanças climáticas.
O professor Omar Yaghi, que liderou o estudo e é inventor dos MOFs, ressaltou a importância dessa inovação dada a escassez hídrica enfrentada por muitos ao redor do mundo. De acordo com projeções da ONU, até 2050 quase cinco bilhões de pessoas sofrerão algum tipo de estresse hídrico.
*Com informações Metropoles