Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Alasca e provocou um alerta de tsunami, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) neste domingo (16). O terremoto ocorreu às 22h48, horário local, no sábado (15), cerca de 90 km a sudoeste da pequena cidade de San Point e a uma profundidade de 21 km na península do Alasca, ainda segundo o USGS.
Nas redes sociais, câmeras de segurança de um imóvel registraram o momento do tremor. Nas imagens, um homem corre para proteger um bebê e uma criança.
A agência especializada revisou para baixo a magnitude do terremoto, inicialmente fixada em 7,4. Para outras costas do Pacífico dos EUA e do Canadá, na América do Norte, o nível de risco de tsunami foi considerado e resultou na emissão de um alerta do Serviço Nacional do Clima (Noaa, em inglês)
Segundo Nouran Salahieh, da CNN norte-americana, o Observatório de Vulcões do Alasca considerou a situação perigosa e alertou sobre a possibilidade de um tsunami, que posteriormente foi visto próximo à cidade de King Cove, com altura de aproximadamente 15 cm e sem apresentar riscos.
O Alasca foi atingido por um terremoto de magnitude 9,2 em março de 1964, o mais forte já registrado na América do Norte. Ele devastou Anchorage e desencadeou um tsunami que atingiu o Golfo do Alasca, a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí. Mais de 250 pessoas foram mortas pelo terremoto e pelo tsunami.