A cabeça de um homem, de identidade ainda não revelada, foi encontrada dentro de uma mochila no bairro São Lázaro, na zona sul de Manaus, na manhã desta quinta-feira (20). Ao lado dela, havia também um bilhete, que indicava a motivação do crime e a suspeita é de que o incidente tenha relação com um corpo esquartejado.
A informação é de que os moradores das proximidades da rua das Águias teriam encontrado, na calçada, a mochila e o bilhete. Com a chegada das equipes policiais, o acessório foi aberto e identificaram que de fato tratava-se de uma cabeça humana, dentro de um saco de lixo.
O bilhete estava exposto com pedras nas extremidades e indicava que a morte teria sido por vingança, com os dizeres “Eu somava na safadeza do Alan Índio. Hoje estou no inferno por isso. Aguardo vocês que faz[em] safadeza também aqui. Vou guardar um canto aqui pra vocês”.
Relação com corpo esquartejado
A polícia trabalha com a linha de investigação que sugere que a cabeça, encontrada na zona sul, tenha relação com um corpo esquartejado, que foi localizado no bairro Flores, próximo à rua Visconde de Itanhaém.
Segundo a 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), as partes desmembradas do corpo de um homem foram encontradas por um ciclista, na beira de uma calçada da Comunidade Mundo Novo. As pernas e os braços estavam em um saco de lixo e o restante, dentro de uma bolsa.
As partes do corpo, tanto a cabeça, quanto os membros expostos, foram recolhidas pelo Instituto Médico Legal (IML). A investigação é conduzida pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs) e ainda não há suspeitos das ações criminosas.
Terceira capital mais violenta do Brasil
Os casos confirmam, dia após dia, que Manaus está consolidada como uma das cidades mais violentas do país. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a cidade é a terceira capital mais violenta do Brasil.
Os dados indicam um índice de 53,40 mortes a cada 100 mil habitantes. À frente da capital amazonense, estão apenas Macapá (AP), com 70 e Salvador (BA), com 66 mortes por 100 mil habitantes.
Manaus esteve na mesma colocação no ranking de 2022, referente aos dados de 2021 que consideram Morte Violentas Intencionais (MVI). Dentre as 50 cidades mais violentas do país, no entanto, o município encontra-se na posição de número 23.