Na próxima terça-feira (1º), a avenida Governador José Lindoso (conhecida como avenida das Torres) vai sofrer uma interdição, por tempo indeterminado, na altura do cruzamento com a avenida Barão do Rio Branco.
Segundo a Prefeitura Municipal, o fluxo de veículos vai ser interrompido para continuidade das obras do novo complexo viário na região. A construção está na fase de implantação das 800 estacas e vigas de coroamento. Em seguida, as equipes iniciam a escavação da via para a construção da passagem subterrânea, daí a necessidade da interdição do cruzamento.
Conforme explica o chefe de Operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Bruno, a interdição das vias deve seguir até a conclusão da obra, podendo ser liberada antes disso, a depender do avanço acelerado.
“Estaremos com dez agentes atuando para interditar as vias, com auxílio de equipamentos de controle viário, como viaturas, placas de sinalização, cones, supercones, de modo que os condutores sigam seus caminhos da melhor forma possível”, afirma o chefe de Operações do IMMU.
Para o entendimento dos condutores e condutoras de veículos que trafegam na avenida Governador José Lindoso, a intervenção inicia no sentido bairro/Centro, a partir do retorno, próximo à Igreja Adventista, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte, e segue até a altura do cruzamento entre as vias Barão do rio Branco com a Governador José Lindoso, onde ocorre de fato o avanço das obras do complexo viário.
“É um movimento necessário, para que a Seminf avance no projeto e entregue o viaduto à população no prazo, conforme determina o prefeito David Almeida. A avenida Governador José Lindoso interliga a zona Norte e a zona Leste às outras regiões de Manaus. No entanto, o tráfego intenso de veículos tem gerado um gargalo no fluxo, causando transtornos para os condutores, e é isso que estamos buscando solucionar na nossa cidade”, afirma Renato Junior, secretário de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Alternativas
Os motoristas que trafegam pela avenida Governador José Lindoso no sentido que vai do bairro ao Centro, poderão seguir por um desvio, redirecionados para a rua Barão do Rio Negro, alça da própria avenida das Torres, onde poderão seguir em direção à rotatória do Coroado ou seguir à direita para a avenida Barão do Rio Branco.
Os veículos que trafegam na avenida Timbiras, deverão seguir à direita na avenida Governador José Lindoso, acessar o retorno, acessar a rua Barão do Rio Negro e seguir para o Coroado ou dobrar à direita na avenida Barão do Rio Branco e prosseguir com o itinerário.
Para os motoristas que se deslocam do sentido do Centro ao bairro, pela avenida Barão do Rio Branco, será necessário realizar um desvio à direita na avenida Governador José Lindoso. Em seguida, eles deverão utilizar o retorno temporário implantado pela prefeitura próximo à Pemaza, para prosseguir na avenida ou acessar a avenida Timbiras.
No entanto, os condutores que transitam pela avenida das Torres, vindos dos bairros Coroado ou Ephigênio Sales em direção ao bairro, terão a opção de seguir na via ou acessar a avenida Timbiras ao chegarem no cruzamento com a avenida Barão do Rio Branco.
O IMMU recomenda aos motoristas que busquem rotas alternativas para acessar os bairros da zona Norte. Algumas das opções sugeridas são utilizar as avenidas Noel Nutels e Max Teixeira ou percorrer pelo bairro Flores.
Complexo viário Prefeito José Fernandes
A obra do complexo viário Prefeito José Fernandes iniciou no dia 8 de maio e, segundo a administração pública, alcança 20% de conclusão do projeto executado pela Seminf. A previsão de entrega, conforme o corpo técnico, é no primeiro semestre de 2024.
A ideia de construção do viaduto partiu de um estudo realizado pelo corpo técnico da Seminf em conjunto com os agentes do IMMU. Na ocasião, foi detectado o crescimento abrupto de veículos em circulação. Conforme dados do IMMU, referentes ao mês de maio, 911.679 automóveis percorrem as vias de Manaus.
A obra conta com a geração de, aproximadamente, mil empregos diretos e indiretos no decorrer de sua realização. “O viaduto também contribui para o desenvolvimento econômico e social da cidade, conectando diferentes regiões e facilitando o acesso a serviços, comércios e outros pontos de grande interesse em Manaus”, ressalta Renato Junior.
*Com informações da assessoria