Brasil – De acordo com um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Jair Bolsonaro (PL) recebeu R$ 17,2 milhões por meio de transações via Pix durante o primeiro semestre deste ano. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, em notícia publicada nesta quinta-feira (27).
O montante total de R$ 17.196.005,80 corresponde a 769 mil transações realizadas entre 1º de janeiro e 4 de julho.
O Coaf, em seu relatório, afirma que a movimentação atípica “possivelmente” está relacionada à arrecadação de fundos para quitar multas eleitorais referentes à campanha do ano passado, através de uma vaquinha eleitoral.
“No período chamou a atenção o montante de PIXs recebidos em situação atípica e incompatível. Esses lançamentos provavelmente possuem relação com a notícia divulgada na mídia [vaquinha]”, disse o Coaf no relatório, citando uma reportagem sobre a arrecadação.
Sobre o PIX lançado no governo Bolsonaro
O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido.
Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.
Ele também permite fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor, eliminando a necessidade de digitar todos os dados da conta.
Edição: Hector Silva, com informações da Folha de São Paulo
Leia também: Aproximação do governo Lula com Centrão também incomoda o PDT, diz deputado