Aposta amazonense para as Olimpíadas de Paris 2024, Pedro Henrique Nunes foi um dos destaques do último dia do Sul-Americano de Atletismo ocorrido no domingo (30) em São Paulo. o ouro de Nunes veio do lançamento de dardo, modalidade em que o atleta é recordista brasileiro e líder do ranking continental com 83,89m.
Pedro venceu a prova ao atingir a marca de 80,26m. Luiz Maurício Dias, outro brasileiro na disputa, fez 77,17m e terminou com o bronze. A vitória de Pedro garante sua vaga para o Mundial de Atletismo de Budapeste (Hungria), em agosto.
Leia também: Secretário de Esporte Jorge Oliveira fala sobre confiança e trabalho no Governo do Amazonas
“Senti um pouco o pé durante a prova e o frio também acabou atrapalhando. A marca eu sei que posso fazer melhor, mas conquistar o título do Sul-americano e carimbar minha vaga no Mundial eram mais importantes. Agora é me recuperar e preparar bem para chegar no Mundial e conseguir lançar acima de 85 metros para garantir o índice olímpico”, pontuou Pedro, referindo-se à marca mínima de 85,50m que classifica para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024
Pedro está no está no elenco de 19 atletas com índices pré-olímpicos listados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). O relatório do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, do Governo do Amazonas levantou o rendimento dos atletas que buscam alcançar uma vaga nas próximas olimpíadas.
Nos dados do relatório, Pedro Nunes, 24 anos, possui 98,46% de chances de alcançar a vaga para as Olimpíadas. Natural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Pedro é detentor do recorde brasileiro com a marca de 83,89 metros, conquistada no Grande Prêmio do Brasil (GP Brasil), em maio deste ano.
Pedro Nunes treina na Vila Olímpica de Manaus, junto com a técnica, Margareth Bahia, também da Seleção Brasileira de atletismo, garantindo classificação dupla para o Mundial em Budapeste e para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
“Minha meta é alcançar o índice olímpico, estou confiante de que posso garantir minha vaga. Sei que minha responsabilidade tem aumentado nas últimas competições, essa vitória de hoje (domingo) me faz acreditar que sou capaz de lançar o dardo mais longe”, disse.
O amazonense se consolida como um dos atletas mais promissores do cenário esportivo brasileiro, faltando apenas 1,61 metros para alcançar o índice olímpico. O atleta vem de uma série de vitórias em campeonatos nacionais e internacionais, mantendo a marca de lançamento superior aos 80 metros.
Final do Sul-Americano
O último dia do Sul-Americano de Atletismo trouxe mais 23 medalhas para o Brasil. No total o Brasil somou 44 medalhas, sendo 19 de ouro, 15 de prata e 10 de bronze, nos jogos que reuniram mais de 390 atletas de todo o continente.
Índices olímpicos
Com o resultado, o Brasil fez valer seu favoritismo e a vantagem de estra competindo em casa. No saldo, três atletas já atingiram índices para os Jogos de Paris: Almir Cunha dos Santos, no salto triplo, Erik Cardoso, nos 100m rasos, e Lucas Carvalho, nos 400m rasos.
*Edição: Artur Mamede, com informações do Comitê Olímpicos Brasileiro (COB) e Sedel