Moscou (Rússia) – Um edifício alto no distrito comercial de Moscou, que abriga três ministérios do governo russo, foi atingido por um drone ucraniano pela segunda vez em três dias, nesta terça-feira, de acordo com a Rússia, que considera o ataque como uma tentativa de “ataque terrorista” do drone ucraniano.
Um conselheiro presidencial da Ucrânia disse que Moscou pode esperar mais ataques de drones e “mais guerra”.
O edifício atingido é conhecido como “quarteirão do QI” e abriga o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o Ministério Digital e o Ministério da Indústria e Comércio. As imagens de vídeo mostraram que o impacto destruiu uma parte de sua fachada de vidro, bem acima do solo.
A assessora do ministro da Economia, Darya Levchenko, informou que especialistas estão avaliando os danos e a segurança da infraestrutura no prédio, e que o trabalho está sendo realizado por videoconferência.
Moscou tem sido alvo de ataques de drones desde o início de maio, quando dois drones foram disparados nas proximidades do Kremlin.
Apesar de não causar baixas ou danos significativos, esses incidentes têm gerado preocupação generalizada e não estão de acordo com a narrativa do Kremlin de que a “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia está ocorrendo conforme o planejado.
Reações após drone ucraniano
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que medidas estão sendo tomadas para enfrentar essa ameaça, mas não deu mais detalhes.
A Ucrânia expressou satisfação com os ataques, embora não tenha assumido diretamente a responsabilidade por eles.
O Ministério da Defesa russo declarou que frustrou a “tentativa de ataque terrorista” e derrubou dois drones a oeste do centro da cidade de Moscou. Interferiram um terceiro drone e ele perdeu o controle antes de colidir com prédios no distrito comercial Moskva-Citi.
A saber no domingo, o mesmo edifício foi atingido, causando danos à fachada no 21º andar, com mais de 150 metros quadrados de vidro destruídos.
Uma testemunha relatou que estavam se aproximando do local onde ocorreu a explosão dois dias antes quando ocorreu uma nova explosão, fazendo com que corressem. Houve cacos de vidro e fumaça.
Em suma o aeroporto de Vnukovo, um dos três principais aeroportos que servem a capital, fechou temporariamente, mas depois retomou suas operações.
Edição: Hector Silva, com informações da Reuters
Leia também: Filha de aliado de Putin é encontrada morta na Rússia