A seleção masculina de vôlei sub-19 entra em quadra a partir desta quarta-feira (2) em busca da oitava medalha do Brasil no Campeonato Mundial da categoria – na história, foram seis ouros e uma prata.
Com média de altura de 1,94m, a seleção do técnico Luiz Carlos Kadylac estreia contra o México, às 17h (hora de Brasília), pela primeira rodada do Grupo D, que conta ainda com Bélgica, Chile e Itália. Os quatro melhores avançam para as oitavas de final da competição, disputada em San Juan (Argentina).
Preparação
Na caminhada rumo ao Mundial, a equipe disputou mais de 40 jogos, entre oficiais e amistosos, além de realizar seis blocos de treinamentos no Centro de Treinamento de Saquarema, e na base europeia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Metz (FRA).
Adversários como Irã, Bulgária, França, Egito e Bélgica fizeram parte da preparação. “Essa preparação amadureceu o grupo, que mostrou evolução do sistema de jogo. Fizemos uma boa sequência de amistosos, com oportunidade de testar formações e avaliar possibilidades. A primeira fase é importante. Nossos principais adversários são Itália e Bélgica”, explica Kadylac.
O Brasil disputa o Mundial sub-19 masculino com o oposto Bryan Lucas; os levantadores João Felipe Galando e Marco Antônio Portilho; os centrais Henrique de Paula, Matheus Dobkowski e Martos Neto; os ponteiros Diogo dos Anjos, Felipe Parra, João Pedro Ávila, Thiago Vaccari e Vinícius Souza; e o líbero João Pedro Centola. Na história da competição foram sete medalhas para o Brasil, seis de ouro e uma de prata.
Primeira Fase
Grupo D
2.8 (Quarta-feira) Brasil x México, às 17h
4.8 (Sexta-feira) Brasil x Bélgica, às 20h
5.8 (Sábado) Brasil x Chile, às 17h
6.8 (Domingo) Brasil x Itália, às 20h