O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou 0,81% na primeira prévia de agosto, após cair 1,29% na mesma leitura de julho, informou na manhã desta quarta-feira (9) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Nas aberturas, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) contraiu 1,17%, ante queda de 1,80% no mesmo período de julho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por outro lado, subiu 0,01%, após cair 0,07%. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) acelerou a 0,13%, ante 0,01%.
Como calcular o reajuste do aluguel?
Conhecido como inflação do aluguel, o IGP-M é um indicador mensal da atividade econômica do país, englobando setores como construção civil, matérias-primas utilizadas na produção agrícola e a variação de preços de bens e serviços.
O resultado do IGP-M é uma média da inflação do produtor (Índice de Preços ao Produtor Amplo – IPA), do consumidor (Índice de Preços ao Consumidor – IPC) e da construção civil (Índice Nacional de Custo da Construção – INCC).
A distribuição do peso de cada índice para o cálculo do IGP-M é feita da seguinte forma:
- 60% para o IPA;
- 30% para o IPC;
- 10% para o INCC;
Dessa forma, o IPA é o indicador que monitora a variação de preços percebidos por produtores, ao passo que o IPC acompanha o comportamento dos preços que impactam diretamente o consumidor final.
*Com informações Infomoney