O volume de vendas do comércio varejista no Amazonas apresentou variação de 0,6% na variação anterior. O percentual é melhor, ainda que timidamente, do que a variação nacional que foi de 0,0%. No acumulado do ano o índice variou em 3,7% e no acumulado de 12 meses a variação foi de 1,9%.
No resultado do primeiro semestre de 2023 o Amazonas demonstra estabilidade nos resultados do Comércio, do mês anterior, com queda de 0,5 apenas no mês de fevereiro.
Vendas
Na análise regional, o comércio varejista apresentou resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Alagoas (2,7%), Acre (2,6%) e Paraíba (2,2%). Entre as quatro UFs que tiveram recuo as principais foram Minas Gerais (-1,3%), Tocantins (-0,9%) e Pernambuco (-0,9%).
Em junho a receita de vendas do comércio varejista amazonense foi de 0,9% ,em comparação com maio, na série com ajuste anual. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior a receita do varejo no estado alcançou 2,7%. No acumulado do ano o setor apresentou 4,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses o indicador ficou em 4,9%.
Ampliação
O varejo ampliado, inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção. No Amazonas o volume de vendas, nesse segmento, apresentou variação de 3,3 %, frente a maio. O resultado foi melhor que o nacional em 2,1 pontos percentuais.
Sobre a PMC
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento em conjunto ao comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação.
*Com informações IBGE