A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza uma visita técnica a Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), para fortalecer ações de cobertura vacinal no Amazonas. Vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), a FVS afirma que a visita acontece até sexta-feira (11), para dar suporte às ações desenvolvidas pelo Programa de Imunização.
Entre as ações, está a supervisão das salas de vacina das áreas urbana e rural de Itacoatiara, capacitação dos profissionais de saúde que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município, através de boas práticas em vacinação, procedimentos técnicos de acolhimento, triagem, estratégias vacinais e supervisão de ações de gestão em vacinação.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza que a ampliação das coberturas vacinais no Amazonas reduz o risco do registro de casos de doenças imunopreveníveis.
“Uma baixa cobertura vacinal pode resultar em uma série de riscos para a saúde pública e para a população em geral. Estamos dando suporte aos municípios para tirar dúvidas e ampliar a capacidade técnica no intuito de ampliar as coberturas vacinais”, ressalta.
O enfermeiro do PNI, Ramon Lisboa, que segue em visita técnica pela FVS-RCP, em Itacoatiara, ressalta que as ações estão sendo desenvolvidas de forma integrada com a equipe de saúde municipal. “Realizamos orientação aos profissionais de saúde para fortalecer as coberturas vacinais”, diz Ramon.
Comitê Técnico Científico
A FVS-RCP instituiu o Comitê Técnico Assessor Científico Externo para contribuir com diretrizes de pesquisa científica relevantes na área de Vigilância em Saúde. O comitê foi instituído por meio da Portaria 82, divulgado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM).
A iniciativa é voltada para ações integradas das vigilâncias epidemiológicas, sanitária, ambiental e laboratorial, bem como o controle de doenças e agravos, incluindo educação, capacitação, pesquisa e ações interinstitucionais.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a instituição do comitê científico representa o fortalecimento dos pesquisadores da FVS-RCP para contribuir, de forma relevante, para o campo científico em vigilância em saúde no Amazonas.
“Os membros do comitê científico foram designados para assessorar na análise, revisão e avaliação de projetos, estudos e pesquisas científicas. O comitê também está designado para emitir pareceres e recomendações técnicas, em demandas recebidas pela Fundação da área científica de interesse da instituição”, ressalta a diretora que preside o comitê.
O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, que atua diretamente junto ao comitê, destaca que a equipe de pesquisadores tem por finalidade realizar reuniões periódicas, que poderão ser presenciais, remotas ou híbridas para discussão de temas pertinentes à área de pesquisa em vigilância em saúde.
“Ao promover a colaboração entre pesquisadores, o comitê estimula o desenvolvimento de abordagens inovadoras, buscando soluções para a área de saúde pública, embasadas em evidências científicas”, destaca Daniel.
*Com informações da assessoria