Durante vistoria às obras de moradias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), ocorrida na manhã desta segunda-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), falou sobre o motivo da BR-319 não ter sido incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o chefe do Executivo estadual, caso não haja uma decisão do Governo Federal para a recuperação da via, cabe ao Amazonas buscar o caminho para o intento, seja judicial ou de outra forma.
“A gente não está falando da abertura de uma estrada, a gente está falando da manutenção de uma estrada que já existe há, pelo menos, 40 anos. Então, é preciso que haja essa decisão do governo federal porque, se não houve esse entendimento, essa disposição, a gente precisa procurar outros caminhos [sejam eles judiciais], enfim”, enfatiza Lima.
A rodovia em questão ficou fora do orçamento de R$47,2 bilhões, do Novo PAC, destinados às obras no estado. Mediante a isso, surge uma preocupação por parte do governador sobre a manutenção da BR-319, inaugurada em 1976, que interliga o Amazonas à Rondônia.
Wilson pede apoio ao Governo Federal
Durante pronunciamento, Wilson Lima solicitou novamente apoio ao Governo Federal, reforçando o que já foi dito em reuniões com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro dos Transportes, Renan Filho, dentre outras autoridades.
Em junho deste ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) planejou, para o segundo semestre de 2023, o início das obras de recuperação da BR-319.
Leia também: Aeroporto Vincenzo Bellini na Itália é fechado por conta da erupção de um vulcão
Prosamin+
Os questionamentos sobre a BR-319 foram feitos durante a vistoria a mais um conjunto habitacional do Prosamin+, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. O residencial tem 72 apartamentos e faz parte do programa ‘Amazonas Meu Lar’. A meta do governo do estado é entregar, até o final de 2026, 22 mil soluções de moradia e 32 mil títulos definitivos.
*Edição: Artur Mamede