Brasil – Um apagão nacional afetou a distribuição de energia elétrica no Amazonas, Brasília e outros vinte e cinco estados. O único estado não afetado é o de Roraima, que tem a energia abastecida principalmente da Venezuela. Em Manaus por volta de 07:30 vários pontos tiveram a energia elétrica suspensa. O apagão afetou o sistema de abastecimento e distribuição de água, semáforos, comércio, e outros serviços.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a interrupção de energia para diversos estados. Uma nota enviada diz que por volta das 8h30,ocorreu a abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste, o que faz a energia do Amazonas retornar gradativamente.
Por conta do apagão nacional o sistema do Linhão Tucuruí, essencial para a chegada da energia no Amazonas. O sistema leva energia a Macapá, capital do Amapá e a Manaus, no estado do Amazonas
Segundo a nota, os estados do Norte e Nordeste tiveram 16 mil megawatts (MW) de carga interrompidos. A interrupção também afetou estados do Sudeste.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
De acordo com o ONS, até as 10h45 (horário de Brasília), 30% da carga da Região Norte e 75% da Região Nordeste tinham sido recompostas. Em contrapartida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a carga foi recomposta integralmente.
Falta de água na região metropolitana de Manaus
A falta de energia afetou o sistema de abastecimento e distribuição de água em Manaus e na região metropolitana, conforme mencionado no início da reportagem.. Em nota a Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman) informa que está monitorando o blecaute de energia que ocasionou a suspensão no fornecimento de água da cidade.
O que diz a Amazonas energia pelo apagão nacional
Em nota oficial divulgada pela Amazonas Energia, a concessionária informa que, às 7h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interlagos, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Associação amazonense de energia solar se reúne com Amazonas Energia para solicitar melhorias no atendimento ao setor