Manaus – Por meio de um comunicado emitido na manhã deste domingo (20), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) anunciou sua intenção de iniciar o procedimento para revogar e anular a honraria conferida ao mestre de jiu-jítsu e investigador da Polícia Civil, Raimundo Nonato Machado. A decisão está acontecendo nesta segunda e já tem o apoio da maioria dos vereadores.
Raimundo Nonato Machado era proprietário da arma utilizada por sua esposa para disparar contra um advogado. O policial está sob custódia após se entregar na sede da Delegacia Geral.
Raimundo Nonato Machado é um dos líderes destacados de uma academia de jiu-jítsu na cidade de Manaus. Ele foi agraciado com a Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho em 2021 pela CMM, uma das mais prestigiosas honrarias conferidas pela instituição legislativa, reservada a cidadãos que tenham prestado contribuições significativas à cidade e seus habitantes por um período superior a 10 anos.
O pedido para cancelar a honraria partiu do vereador Allan Campelo (Podemos), responsável pela indicação dessa homenagem. Leia a nota na íntegra:
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que, a pedido do vereador Allan Campelo (Podemos), propositor da entrega da Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho, concedida em 2021 ao mestre de jiu-jítsu e investigador da Polícia Civil Raimundo Nonato Machado, envolvido em atos de violência na noite da última sexta-feira (18/08), na zona oeste da capital amazonense, irá iniciar processo para o cancelamento e devolução da honraria.
A Casa Legislativa e os parlamentares que integram a 18ª Legislatura não compactuam com comportamentos desta natureza e repudiam todo e qualquer ato de violência.
A CMM manifesta, ainda, solidariedade às vítimas dos infelizes atos de agressão que tornaram-se públicos em Manaus e no Brasil.
Leia mais: Confusão em condomínio na Ponta Negra tem babá agredida e advogado baleado. Mulher foi presa.