Quatro homens, entre 34 e 47 anos, foram presos por suspeita de envolvimento em crime de violência doméstica e tentativa de feminicídio, na capital e interior do Amazonas. As prisões foram realizadas em Manaus, nos bairros Cidade de Deus e Cidade Nova, zona norte da cidade, e nos municípios de Envira e Rio Preto da Eva, durante a Operação Shamar, desencadeada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) no fim de semana.
No município de Envira (localizado a 1.208 quilômetros de Manaus), após denúncia, um homem de 28 anos foi preso por policiais do 10º Grupamento da Polícia Militar (GPM), pela prática de violência doméstica contra a companheira e a irmã dela.
À polícia, as vítimas, de 17 e 23 anos, informaram que o suspeito estava bastante violento e que temiam pelo fato de o agressor já responder pelo crime de homicídio. O homem foi preso e encaminhado para a 66ª Delegacia de Polícia (DIP).
Em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), um homem de 34 anos foi preso por policiais da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após ameaçar agredir e incendiar a casa da própria mãe. O suspeito foi autuado no 36º Distrito Integrado de Polícia (DIP) pelos crimes de violência doméstica, ameaça e injúria.
A PMAM registrou, ainda, a prisão de um homem, de 31 anos, pelo crime de tentativa de feminicídio contra a companheira, de 29 anos, e porte ilegal de arma de fogo. Conforme a 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), a prisão foi efetuada na Avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Com o homem foi apreendida uma pistola 9 milímetros com 17 munições.
Ainda na zona norte da capital, policiais da 13ª Cicom registraram a prisão de um homem, de 47 anos, pelo crime de feminicídio, no bairro Cidade de Deus. Antes de ser preso, o suspeito foi atingido com um tiro no abdome por atiradores ainda não identificados.
Operação Shamar
Desde o dia 21 de agosto, as Forças de Segurança e Salvamento, em conjunto com órgãos do Governo do Amazonas e parceiros, realizam a Operação Shamar, que visa o combate aos crimes de violência doméstica familiar e feminicídio. As ações preventivas e de repressão são realizadas em todo o Estado.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) orienta que em caso de violência a vítima ligue para o número 190. As vítimas, também, podem entrar em contato por meio do 181 ou ligar para o 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, do Ministério da Mulher.
*Com informações da assessoria