Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 17ª Primavera de Museus realizará atividades em diversos espaços culturais do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).
Em 2023 a Primavera de Museus, no Amazonas, terá duração de uma semana, a ação ocorre entre os dias 18 e 24 de setembro, em horários variados.
O evento acontece anualmente na semana em que se inicia a estação da primavera, e tem como principal objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante das instituições e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Leia também: Edital Ruth de Souza recebe suplementação de R$ 16 milhões
Memórias e Democracia
Nesta edição, a programação virá com a temática “Memórias e Democracia”, que busca resgatar e trazer visibilidade para a história dos povos indígenas, quilombolas, e também da comunidade LGBTQIAPN+.
A premissa é utilizar o passado para abordar assuntos relevantes e utilizá-los como uma forma de reflexão e diálogo para o público.
“A Primavera de Museus é uma oportunidade de falar sobre a nossa capacidade humana de falar do que se foi, viver o presente e, ao mesmo tempo, tirar lições para o futuro”, aponta Aline Santana, diretora do Departamento de Museus.
Além das atividades nos espaços culturais de Manaus, também, haverá programação no Museu Magüta, espaço que pertence ao município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros da capital amazonense).
Confira a programação do evento nos espaços culturais de Manaus:
Misam – Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
Exposição “Misam Diverso” – A exposição visa explorar e divulgar personalidades LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas do Amazonas, por meio de fotos, sons e documentários relacionados ao tema. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Visita Mediada – No Museu da Imagem e do Som pelos monitores de turismo. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Mesa Redonda – Conversa com a comunidade LGBTQIAPN+ sobre a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação. Dia 19 – 09h às 10h.
Sarau Cultura Quilombola – Será apresentado um valioso repertório com músicas de artistas negros. é a tradição de matriz africana mais pura, que recebeu menor influência das outras culturas. Dia 21 – 14h às 15h.
Performance de artistas trans – A performance que será apresentada abre a arte para a incorporação, a fluidez, a duração e a mudança.
Local: Corredor Térreo do Palacete Provincial. Dia 22 – 09h30 às 10h30.
Museu de Numismática Bernardo Ramos (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
Visita Mediada – No Museu de Numismática Bernardo Ramos pelos monitores de turismo. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Palestra – “Os primeiros habitantes e a arqueologia amazônica” – Palestrante: Nogueira de Almeida – reflexão sobre o desaparecimento étnico da população nativa devido à chegada dos europeus na região amazônica. Dia 23 – 10h às 11h.
Palestra – “Representações negras e indígenas nos quadrinhos brasileiros” Palestrante: Evaldo Vasconcelos – mostrar e apresentar quadrinhos brasileiros com representações da cultura indígena e/ou negra. Dia 23 – 09h às 10h.
Museu Do Homem Do Norte (Avenida Silves, 2.222 – Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Distrito Industrial)
Visita Mediada – visita mediada no Museu do Homem do Norte pelos monitores de turismo. De 19 a 23 – 09h às 15h
Palestra – Palestrante: Caroline Nogueira – “Memória e Democracia: indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e pessoas LGBT+.” Dia 20 – 10h às 11h.
Palestra – Palestrante: Paulo Holanda – “Novas (re)existências e trajetórias de indígenas e pessoas LGBT+”. A palestra propõe uma reflexão acerca das atuais trajetórias indígenas e da comunidade LGBT+. Dia 22 – 10h às 11h.
Museu do Seringal Vila Paraíso (Igarapé São João, S/N – Afluente Do Igarapé Do Tarumã Mirim – Zona Rural)
Palestra – Palestrante: Manoel Henrique – “Relatos de um seringueiro na Amazônia” – Será falado sobre a origem, o dia a dia, e o trabalho dos seringueiros no período áureo da borracha.
Local: Auditório da Escola Municipal São José I (comunidade de N. Sra. do Livramento). Dia 18 – 14h às 15h.
Visita Mediada – No Museu do Seringal Vila Paraíso pelos monitores de turismo. De 18 a 24 – 09h às 15h.
Palestra – Palestrante: Manoel Henrique – “Relatos de um seringueiro na Amazônia”
Local: Auditório da Escola Municipal José Sobreiro do Nascimento (Comunidade de N. Sra. De Fátima). Dia 22 – 14h às 15h.
Museu Tiradentes da Polícia Militar do Estado Do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro).
Palestra – “Inclusão da comunidade lgbt+ na polícia militar e as ações para minimizar a violência e discriminação contra essa comunidade.”. Dia 18/09 – 15h às 16h.
Visita Mediada – Visita mediada no Museu Tiradentes pelos monitores de turismo. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Pinacoteca Do Estado Do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)
Exposição – Releituras de obras de arte pelas técnicas e o olhar do artista Paulo Lino.
Local: Sala de exposições Jozé Bernardes Michiles, localizado no Palacete Provincial. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Exposição – 1° Exposição documental de artista da Pinacoteca do Amazonas: “Trajetos de Da Silva da Selva”, com a curadoria de João Vitor Dias e Roberta Paredes.
Local: Localizado na Galeria Manoel Santiago, no 1° Andar do Palacete Provincial. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Visita Mediada – Na Pinacoteca pelos monitores de turismo. De 18 a 23 – 09h às 17h.
Palestra – Um diálogo sobre o acervo do artista Da Silva da Selva salvaguardado na Pinacoteca do Amazonas no 1° Seminário de Memória da arte do Cedomca/Ufam – Palestrante: João Vitor Dias.
Local: Auditório Da Galeria de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Dia 22 – 16h às 17h.
Centro Cultural Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro)
9ª Edição do Expo Mulher – Feira de economia criativa com artesãs da região.
Local: Andar térreo do Palacete Provincial. De 22 e 23 – 9h às 16h.