A Fundação Manaus Esporte (FME), da Prefeitura de Manaus, anunciou a Maratona Internacional de Manaus de 2023, evento que está marcado para o dia 15 de outubro, dentro das ações de comemoração do aniversário da cidade.
Com largada na Ponta Negra, zona oeste da capital amazonense, a maratona “ganhou corpo” com a divulgação do percurso, da camisa e da medalha da prova. Os corredores passarão por pontos turísticos e importantes da capital do Amazonas, como a ponte Jornalista Phelippe Daou, sobre o rio Negro, o Teatro Amazonas, a Arena da Amazônia e outros locais simbólicos.
“A Maratona Internacional de Manaus tem crescido a cada ano e tornou-se uma tradição, como uma oportunidade de promover esporte e saúde para a população, além de abrir as portas da nossa cidade para atletas de todos os lugares do mundo. Esperamos atrair cada vez mais pessoas para este lindo evento e lembramos que as inscrições ainda estão abertas. É imperdível”, declara Alexandre Maciel, diretor-presidente da FME.
Vice-presidente da fundação, Aurilex Moreira destaca que a competição atrai participantes de todo o país, que buscam vencer a distância, superar os próprios recordes pessoais e enfrentar um desafio único.
“Uma das características que torna a Maratona de Manaus especial é a sua altimetria desafiadora. Com elevações de cerca de 250 metros ao longo do percurso, os corredores precisam lidar com subidas íngremes que testam sua resistência física e mental. Essa característica é um diferencial em relação a outras maratonas no Brasil e torna a prova ainda mais desafiadora”, pontua.
Considerada a maior corrida de rua da região Norte do Brasil está com inscrições abertas para os percursos de 42, 21, 10 e 5 quilômetros. As últimas vagas para participar podem ser garantidas no site. Os atletas têm a oportunidade de aplicar o cupom RETAFINAL25 e realizar a inscrição com 25% de desconto.
“As temperaturas elevadas da região também são um fator que torna a Maratona de Manaus única. Os corredores precisam lidar com o calor intenso durante toda a prova, o que exige uma preparação física adequada e uma estratégia de hidratação eficiente. Essas condições adversas tornam a conquista dessa maratona ainda mais significativa”, completa Moreira.
A edição de 2022 contou com mais de 5 mil participantes de todos os cantos do mundo, somando as quatro distâncias. Para este ano, a expectativa da administração pública é que o número chegue perto de dobrar. “A cada edição, mais corredores são atraídos para enfrentar esse desafio e se superar, contribuindo para o crescimento e reconhecimento dessa maratona no cenário esportivo nacional”, diz o vice-presidente da FME.