O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, utilizou uma rede social para expressar seu pesar pela morte do médico maranhense Roland Montenegro, de 70 anos. O especialista em gastroenterologia tinha uma grande paixão pela pesca esportiva e foi uma das 14 vítimas do acidente aéreo ocorrido no último sábado (16).
Gilmar Mendes usou a postagem para enfatizar o desenvolvimento da medicina no Brasil graças ao médico. Apesar de estar aposentado de suas atividades no Hospital de Base do Distrito Federal, o médico continuou realizando atendimentos em sua clínica particular.
Segundo o jornal Correio Braziliense, Roland desenvolveu uma nova técnica para cirurgia no pâncreas batizada com seu sobrenome e apresentada no Congresso Europeu da Sociedade Internacional de Cirurgia Hepato-Pancreatobiliar, em Heidelberg, na Alemanha.
14 pessoas morreram
A lista dos passageiros que morreram após a queda do avião modelo Bandeirantes, da Manaus Aerotáxi, prefixo PT-SOG, que caiu nas proximidades do aeroporto de Barcelos a 394 quilômetros da capital amazonense foi divulgada. O acidente ocorreu na tarde deste sábado (16). Entre as vítimas estão brasileiros.
Conforme informações preliminares são de que, por conta das más condições climáticas do município, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso no aeroporto da região. Esse é o período da pesca esportiva na cidade e os turistas estavam indo para participar de uma pescaria.
Por meio de nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), de Manaus, órgão regional do Cenipa, foram acionados para atender a queda do avião de matrícula PT-SOG.
De acordo com registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava regularizada e tinha autorização para realizar taxi aéreo. Em suma ainda não é possível determinar as causas do acidente e as investigações ficarão a cargo do CENIPA e Polícia Civil do Amazonas.
Veja a lista:
Euri Paulo dos Santos
Fabio Campos Assis
Fabio Ribeiro
Gilcresio Salvador Medeiros
Guilherme Boaventura Rabelo
Hamilton Alves Reis
Heudes Freitas
Luiz Carlos Cavalcante Garcia
Marcos de Castro Zica
Renato Souza de Assis
Roland Montenegro Costa
Witter Ferreira de Faria
O piloto e o co-piloto foram identificados como Leandro Souza e Fernando Galvão.