MANAUS – Parte da bancada amazonense está culpando a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, e colocou sobre ela a culpa pelo isolamento do Amazonas por meio da BR-319. A estrada segue sem previsão de que um dia será contemplada com obras e entregue ao Amazonas em condições de trafegabilidade.
Um dos que criticou a ministra foi o senador Omar Aziz (PSD), que faz parte da base do governo Lula. “Pois eu declaro que, se algum amazonense passar fome, a culpada é a senhora ministra Marina Silva, que por vaidade não permite a recuperação da BR-319 e sentencia o Amazonas ao isolamento”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.
Outro aliado de Lula no Amazonas, o senador Eduardo Braga (MDB), não citou Marina, mas fez menção histórica ao Governo Federal, que ao longo dos anos, não agiu para resolver o problema da BR-319. “Se o único acesso terrestre entre a capital amazonense e o resto do Brasil estivesse devidamente asfaltado, como reivindicamos há muito tempo, não veríamos milhares de amazonenses enfrentarem tantas dificuldades sociais, econômicas e ambientais, que acabam se agravando em função da seca”.
O deputado Alberto Neto, oposição ao governo Lula, também lembrou de Marina esta semana. “Hoje o nosso povo padece, ministra Marina, padeceu na pandemia, vocês viram as imagens, os horrores dos caminhões tentando chegar na cidade de Manaus e muitos morreram por causa disso. Muitos morreram por causa dessa política ambiental, desmedida, xiita que tem isolado o povo do Amazonas”, disparou.
Marina já disse diversas vezes que não é culpada pela BR-319, citando que saiu do governo em 2008 e só voltou agora. Uma série de disputas judiciais e discussões ambientais travam as obras na estrada, que segue destruída a cada governo que assume o Palácio do Planalto.