O balanço da fase da “Operação Águia – Ação Pacificador”, encerrada no último domingo (1º), conta com nove prisões em flagrante, 13 detenções de menores de idade e cinco apreensões de armas de fogo. A iniciativa, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), teve início em 22 de setembro, com foco na zona leste de Manaus e na redução dos índices de criminalidade, especialmente homicídio.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, o resultado final reflete a missão da corporação em reforçar o patrulhamento ostensivo nos bairros de Manaus para diminuir o registro de atividades criminosas.
“Nossas equipes policiais estão empenhadas para trazer segurança para a nossa cidade e estado. Queremos que o cidadão possa sair de casa para trabalhar e voltar seguro para o seu lar e sua família. Essa fase na zona leste teve um saldo extremamente positivo, com redução no número de homicídios e demais crimes e vamos estender as ações policiais para as demais zonas de Manaus”, afirma o comandante-geral.
O balanço geral da Operação Águia foi de abordagem a 8.423 pessoas e 4.664 veículos, incluindo carros, motocicletas, ônibus do transporte coletivo, caminhões e rotas de empresas. A partir disto, teve apreensão de 48 veículos.
Ao todo, 92 bares foram fiscalizados e mais de 256 autuações foram realizadas por diversas irregularidades como cadeiras e mesas em ruas bloqueando a passagem de carros e pedestres, a presença de menores consumindo bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos e a apreensão de 1,7 kg de entorpecentes, além de 473 trouxinhas e 56 munições.
O efetivo da operação contou com policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb). No último final de semana da Operação Águia, a PMAM teve o apoio de equipes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
*Com informações da assessoria