As principais barreiras para a contratação de Tite parecem já terem sido removidas pelo Flamengo. Assim, torcedores e clube já podem visualizar a chegada do veterano aos treinos do rubro-negro.
Agora as dificuldades para a assinatura do contrato residem em pautas burocráticas e salariais, o que vem sendo feito de forma vagarosa, mas que não afastam as chances do treinador assumir o Flamengo ainda em outubro.
Leia também: Jogos internos do Pelci iniciam seletivas em diversos núcleos
Primeiros indícios
Os primeiros indícios, que apontavam para um rápido desfecho da contratação de Tite começaram a circular no fim de setembro.
No dia 28 daquele mês, até o fim daquela manhã de quinta-feira, Tite era o preferido para comandar o Corinthians em uma enquete feita pelo canal Meu Timão. Mano Menezes tinha 52,9% dos 7.419 votos da enquete. Mano Menezes era o quinto colocado, com 12,4%.
No mesmo dia, o Flamengo demitiu Jorge Sampaoli, acusado de ser o responsável por uma das piores fases do clube nos últimos anos.
Com o Corinthians dando preferência para Mano Menezes e Sampaoli fora do time, Tite se viu sob a mira do Flamengo e no mesmo dia as tratativas iniciaram. As notícias sobre a contratação pipocaram durante todo aquele dia e o fim de semana também, se que nada fosse confirmado pelo clube ou pelo treinador.
Obstáculos superados
O primeiro obstáculo superado pelo Flamengo foi o de trazer Tite de volta a ativa ainda neste ano. O treinador, de 62 anos, havia afirmado em março deste ano sua vontade de não trabalhar com nenhum clube brasileiro em 2023.
A promessa havia sido feita para a esposa e revelada pela mídia nacional. Tite estava recluso desde a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar e até estudava um outro idioma pensando em um contrato com uma equipe estrangeira.
Nas conversas com o Flamengo, Tite já disse que topa ser treinador, inclusive, afirma que se mais rápido começar, mais preparado vai estar para a temporada de 2024.
A decisão também derrubou a barreira da família que apoiava o afastamento de times brasileiros por um tempo.
Questões salariais
Para a contratação de Tite, o Flamengo ainda esbarra nas questões salariais. O histórico de títulos do treinador e suas passagens pela Seleção Brasileira jogam o valor de seu passe para cima e com isso, o Flamengo deve pensar em um novo patamar de salários.
Entre os grandes feitos de Tite estão os títulos da Copa do Brasil (Grêmio, 2001), Sul-Americana (Inter, 2008), Brasileirão (Corinthians, 2011 e 2015), Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Copa América (Seleção Brasileira, 2019).
Rumores ainda dizem que o veterano técnico está sendo sondado por magnatas dos EUA e das Arábias, dispostos a investir no treinador.
Enquanto Tite não assina
Enquanto nada se define, o Flamengo será treinado interinamente por Mário Jorge, técnico do Sub-20 rubro-negro.
Mário Jorge estaria a frente do Flamengo até o resultado da partida contra o Corinthians no sábado (7), pela 26ª rodada do Brasileirão, mas parece que seu cargo como interino terá o prazo alongado.
O interino com isso vem intensificando os treinamentos tendo em mente diminuir a distância entre o Flamengo, que está na quinta colocação do campeonato com 43 pontos, e o líder absoluto, Botafogo, que conta com 52 pontos (o segundo é o Bragantino com 45).