Ajudar e acolher a quem precisa são atitudes que fazem grande diferença na vida das pessoas, em especial, das Pessoas com Deficiência (PCDs), que precisam de cuidados especiais e de uma rede de amparo para não se sentiram excluídas do convívio social. Nesta quarta-feira, 11 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, e esta data destaca a importância da inclusão e a valorização das PCDs na sociedade.
Segundo o presidente do Instituto Amazonense de Inclusão (IAI), Breno Max, a entidade atua no segmento de apoio às PCDs há oito anos, com a missão de promover, por meio dos projetos e ações de entretenimento, valorização de potencialidades e empoderamento pessoal, a inclusão social de pessoas com deficiência e suas famílias, valorizando sempre a diversidade.
Ao Vanguarda do Norte, Breno explica que essas ações são realizadas constantemente, durante todo o ano. “Projetos culturais de fotografia, culinária inclusiva, desfile de moda, são alguns dos projetos realizados pelo Instituto. O Desfile Amazon Fashion Down, por exemplo, que é o primeiro e maior desfile inclusivo da região norte, conta com mais de 100 modelos desfilando nas passarelas alocadas em um shopping de Manaus, atraindo um público de, aproximadamente, três mil pessoas em cada edição”, conta.
Um outro importante projeto realizado pelo IAI, ainda conforme Max, é a ‘Hamburgada Inclusiva’. “[Nesse evento] temos 15 chefes, todos com Síndrome de Down, que produzem o famoso lanche ‘Big Down’, um delicioso hambúrguer artesanal. Nosso próximo evento, que se chama ‘Super Amigos’, está previsto para acontecer no dia 14 de outubro [que ocorre no próximo sábado]”, ressalta o diretor do IAI.
No decorrer da entrevista, Breno informou também quantas pessoas integram a equipe do Instituto, que recebe doações do público, além de divulgar o número de PCDs que são atendidas por meio das ações sociais.
“Temos mais de 130 famílias cadastradas, assistidas e atendidas pelos projetos do IAI. Recebemos doações em dinheiro, cestas básicas, brinquedos, lápis de cor, tintas para pintura, roupas e materiais de higiene pessoal. Nossa diretoria conta com seis pessoas, todas voluntárias”, pontua Max.
Funcionamento do IAI
Antes da pandemia, o Instituto realizava atendimentos de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e circuito motor no bairro Viver Melhor, localizado na zona norte de Manaus. Após a pandemia, foi necessário encerrar os atendimentos por falta de apoio e patrocínio, mas as ações e projetos inclusivos foram mantidos, que hoje são realizadas em shoppings, parques, e locais públicos.
Atualmente, o IAI busca um novo local e parceiros para dar continuidade aos atendimentos presenciais que são tão importantes para o desenvolvimento intelectual e motor das PCDs.
Doações
Para fazer doações ao Instituto Amazonense de Inclusão, os interessados podem entrar em contato por meio do número (92) 99297-2557 ou 98161-1560, ou por meio das redes sociais da entidade: @institutoiai (Instagram) e @institutoiai (Facebook). Também há o pix da instituição: 44.459.935/0001-06 (CNPJ).