Na Arena da Amazônia, o Amazonas FC empatou sem gols com o Brusque, pelo primeiro jogo da final da Série C do Campeonato Brasileiro, no último domingo (15). No próximo fim de semana, portanto, decide o título inédito da competição no Estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.
Com o resultado sem gols, nenhuma das equipes leva vantagem para o segundo jogo da decisão. Vale lembrar que, em caso de empate no jogo do próximo domingo (22), o campeão será decidido nos pênaltis.
A Onça Pintada vem de um emocionante duelo contra o Botafogo (PB), que garantiu lugar na Série B de 2024, após 17 anos sem um representante baré na competição. Além de Amazonas e Brusque, sobem ainda Paysandu (PA) e Operário (PR).
O jogo
O Amazonas tomou um susto logo no primeiro minuto de jogo, quando Guilherme Queiróz desperdiçou um ataque do Brusque, perdendo o gol de dentro da área.
A partir de então, os donos da casa, com o apoio de sua torcida, pressionaram bastante os visitantes, que atuava na base dos contra-ataques. Artilheiro da competição, Sassá era muito acionado e tentava superar o goleiro adversário, mas sem sorte.
Já o Brusque, cadenciava o jogo e buscava tirar proveito de eventuais erros do adversário. No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, com poucas chances de gol e terminou sem grandes emoções.
Ação solidária
Com a grande mobilização da torcida nesta reta final de Série C, o Governo do Amazonas aproveitou para promover uma ação social de arrecadação de alimentos. Nos últimos dois anos, o Governo Estadual atua no futebol regional e destaca que tem investido fortemente nos clubes profissionais, a exemplo do Amazonas FC.
“O Governo do Amazonas foi o que mais investiu no futebol, desde 2021 a 2023. Mas, não foi só em patrocínio, a estrutura dos estádios, as manutenções, tudo isso contribui para que os clubes possam crescer ainda mais. E, no jogo de hoje tivemos as arrecadações de alimentos que vão ajudar a população que passa pela estiagem”, ressalta Jorge Oliveira, secretário da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
A campanha solidária, anunciada pelo governador Wilson Lima em prol as vítimas da estiagem que assolam o Amazonas, reforçou o sentimento de solidariedade do torcedor amazonense, que além de apoiar o time, também contribuiu para diminuir os efeitos da seca para a população ribeirinha.
“Essa ação foi muito importante para ajudar nossos irmãos que passam por essa dificuldade. Como amazonense fico feliz de ver o Amazonas FC subindo e ainda consigo ajudar outras pessoas com a minha contribuição”, comenta o torcedor Ajurimar Nascimento.
*Com informações da assessoria