Defensive-back do Manaus Futebol Americano, Andrew Bernardini foi convocado, na última quinta-feira (18), para defender a seleção brasileira da modalidade. Ele é o único representante de um time do Norte do Brasil na equipe nacional, que tem nove atletas do Galo FA (MG).
A equipe masculina de futebol americano do Brasil está programada para retornar aos campos depois de um intervalo de quase seis anos, após a vitória por 38 a 0 contra a Argentina em dezembro de 2017. A próxima competição será o Campeonato Sul-Americano, com duelos programados contra Chile e Colômbia, que devem ocorrer entre 27 de novembro e 2 de dezembro.
A pouco mais de uma semana da final da Conferência Norte da Liga Brasileira 1XBet de Futebol Americano (Liga BFA), que pode garantir o time manauara nos play-offs da competição, Andrew Bernardini comemora a volta à seleção brasileira e pontua a expectativa para o torneio.
“É uma honra representar o Brasil, uma felicidade gigantesca de ter essa possibilidade de novo, então vou abraçar ela, estou mais motivado que nunca. A expectativa está bem alta, nunca vi um grupo tão forte convocado para a seleção brasileira, muitos atletas com experiência fora do Brasil, em níveis muito mais altos. Então temos um grupo bem forte, vai ser uma honra e uma felicidade dividir o campo com essas pessoas. A expectativa é ir para cima e ganhar esse Sul-Americano”, afirma o atleta.
Um dos jogadores mais vitoriosos da história do Futebol Americano Brasileiro, Bernardini acumula passagens pelos tradicionais T-Rex (SC), Sada Cruzeiro (MG), Galo FA e antes de chegar ao Manaus, estava na Europa. De olho na Liga BFA, ele garante que a convocação influencia positivamente no duelo contra o São Luís Sharks, que acontece no dia 29 de outubro, no Maranhão.
“Vou estar mais atento aos detalhes, então vou melhorar meu condicionamento, meu físico para o jogo, ambos por causa da final da Conferência Norte da Liga BFA e do Sul-Americano. Acho que isso vai interferir de uma maneira positiva porque vou me focar e me motivar mais, o que vai ajudar nas duas competições”, completa o único tetracampeão consecutivo do futebol americano nacional.
Brasil Onças
A equipe nacional de futebol americano do Brasil é conhecida pelo apelido “Brasil Onças” e foi estabelecida em 2007. Desde então, representa o país em torneios internacionais. Levando-se em consideração competições oficialmente reconhecidas, o time participou de uma Copa do Mundo em 2015, nos Estados Unidos.
Naquela ocasião, a seleção encerrou o torneio na 7ª posição, conquistando uma vitória por 28 a 0 sobre a Coreia do Sul, mas sofrendo duas derrotas contra a França e a Austrália.
Em entrevista à Agência de Notícias do UniCEUB, a presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Cristiane Kajiwara, explica no entanto que o Sul-Americano é um torneio amistoso e não tem caráter classificatório para nenhuma competição oficial internacional.
“É uma competição que vai preparar os nossos atletas para que depois eles participem do classificatório do mundial de 2025. A Copa do Mundo acontecerá na Alemanha e, como houve adiamento, o classificatório que aconteceria no México foi adiado. Daí surgiu esse torneio que estamos organizando, para os atletas não ficarem parados mais um ano’’, explica.