As tenistas Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi fizeram história, no último domingo (29), com resultados inéditos para a modalidade no Brasil. Nos Jogos Pan-Americanos do Chile, Pigossi conquistou ouro nas duplas e no individual, no mesmo dia, enquanto Haddad se aproxima do top-10 mundial.
Em Zhuhai, na China, Bia Haddad conquistou o título mais importante de sua carreira na categoria de simples. Classificada como a 19ª do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA), a tenista brasileira se consagrou campeã do WTA Elite Trophy, um torneio que reúne as melhores jogadoras do mundo, excluindo as oito primeiras do ranking mundial.
Para alcançar essa vitória, Bia enfrentou a chinesa Qinwen Zheng, que ocupa o 18º lugar no ranking global. A partida foi decidida após 2 sets, ambos encerrados com tie-break, e durou duas horas e cinquenta minutos. Este é o terceiro troféu conquistado por Bia em competições de simples. Em junho do ano passado, ela foi campeã dos torneios de Nottingham e Birmingham, no Reino Unido.
Esse título na China coloca Bia Haddad mais perto do top-10 do ranking mundial. Na próxima atualização da lista, a tenista brasileira ganhará 700 pontos e subirá para a 11ª posição. A melhor classificação de sua carreira foi o 10º lugar, que ela alcançou em junho, após chegar às semifinais de Roland Garros, na França, um dos quatro Grand Slams do circuito.
Enquanto isso, nos Jogos Pan-Americanos, Luísa Stefani e Laura Pigossi, que conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada de Tóquio em 2021, derrotaram as colombianas Fernanda Herazo e Paulina Perez por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. No mesmo dia, Laura conquistou a medalha de ouro na competição individual, vencendo a argentina Lourdes Carlé.
O Brasil não via uma dupla feminina campeã nos Jogos Pan-Americanos desde 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, quando Bruna Colósio e Joana Cortez foram campeãs. A vitória, obtida em 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (7/5), garantiu a classificação de Laura para a Olimpíada de Paris em 2024. Para manter sua vaga, ela precisa manter-se entre as 400 melhores jogadoras no ranking de simples da Associação de Tênis Feminino (WTA), onde ocupa atualmente a 125ª posição.