Um idoso de 71 anos, que não teve o nome não divulgado, foi preso na última terça-feira (31) após ter sido condenado a 18 anos e 11 meses de prisão por estupro praticado contra a própria filha de consideração, que na época tinha 10 anos. O crime ocorreu em 2006. De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o homem foi capturado em uma padaria no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
Segundo a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (Depca), a criança morava com a avó e o autor do crime, com quem ela tinha consideração paterna. No entanto, ele começou a observar a vítima no momento em que ela tomava banho e, posteriormente, consumou o abuso contra a criança em diversas ocasiões.
“A vítima passou a apresentar sintomas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A partir daí, ao realizar exames, foi descoberto que ela vinha sendo abusada pelo infrator. Após isso, um Boletim de Ocorrência (BO) contra ele foi registrado”, informa a delegada.
Ainda conforme a autoridade policial, geralmente esses fatos se dão em ocasiões em que há algum tipo de abuso de confiança por parte dos autores que, geralmente, são pessoas conhecidas — como pai, padrasto, irmão, tio ou vizinho — que se aproveitam de momentos em que ficam a sós com a vítima.
“Na época do crime, o homem tinha 54 anos, ele teve a sentença condenatória decretada em 2020, e encontrava-se foragido até ontem, quando recebemos denúncias anônimas informando seu paradeiro. De imediato, nos deslocamos até o endereço e cumprimos a ordem judicial condenatória”, relata Joyce Coelho.
O autor foi condenado a 18 anos e 11 meses de reclusão por estupro de vulnerável, e ficará à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria