Neste artigo, vou “chover no molhado”, ou seja, serei redundante com alguns dos meus artigos anteriores, ou até mesmo com dicas que você já tenha lido, ou ouvido falar. É meus caros leitores, estamos chegando em mais uma “semana” da Black Friday (versão tupiniquim). Exato, é uma cultura americana e, importada pelos brasileiros e o restante do mundo, que adoram uma promoção. Black Friday – Sexta feira negra, foi originada nos Estados Unidos no início dos anos 90, na Filadelfia, pela polícia, a qual denominou o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças (tradicional feriado americano, a quarta quinta feira de novembro), pois havia sempre muitas pessoas nas ruas e lojas, causando enormes congestionamentos e, a data era o início das compras natalinas. O termo faz referência a uma grande crise que atingiu os americanos em 1869, porém, só ficou realmente conhecido em 1975 quando o termo passou a ser conhecido por publicações em jornais, onde abordavam a loucura que se tornavam as cidades. O termo também fez alusão ao conforto dos varejistas, em suas planilhas e controles, onde os valores negativos de finanças eram registrados na cor vermelha e, preto nos valores positivos. Os valores em vermelho ficavam sempre no período de Janeiro a Novembro e, após o Dia de Ação de Graças, os números eram positivos e, permaneciam até o final do ano assim. Depois, o comercio adotou essa nomenclatura para identificar o período de maior faturamento para eles e, até os dias de hoje, é a data mais agitada para eles. Nesta data, muitas lojas têm horários de funcionamento diferente do habitual, algumas com até 5 horas de antecedência, para atingir o maior número de clientes. Muitas pessoas, chegam a passar a madrugada em filas. Nesta ocasião, os descontos oferecidos, são de verdade e, mais atrativos que os descontos natalinos.
No Brasil, a primeira edição, ocorreu em 2010 de forma online, reunindo mais de 50 varejistas do país. Os produtos mais desejados foram smart tvs e smartphones e, a receita chegou em R$ 25 milhões. E, de lá para cá a data tem movimentado enormes quantias financeiras. Porém, nem tudo foram flores. No início, muitos lojistas “espertinhos” aumentavam consideravelmente os valores dos produtos e, na data da venda, baixam somente uns pouco pontos percentuais, fazendo com que o consumidor fosse engado, a famosa compra pela” metade do dobro do valor”.
Hoje em dia, com intuito de evitar práticas fraudulentas e abusivas, existe um código de ética, regulamentado pelo CDC (Código Defesa do Consumidor) /Procon que atua na investigação e orientação aos lojistas e clientes participantes. Mesmo tendo lojas físicas participantes, o maior fluxo, continua a ser o e-commerce, compras via online.
Mesmo assim, é bom você consumidor, ficar atento aos produtos que pretende adquirir, comparar valores entre lojas, analisar as promoções e, os meios de propagação delas. Cuidando para não cair em sites falsos, links suspeitos.
Independente da forma de compra, presencial ou online, além dos cuidados acima descritos é, de suma importância analisar tópicos, já descrito em artigos anteriores, aqui neste jornal. Analisar suas condições financeiras, a real necessidade do produto ou serviço a ser comprado.
É muito difícil, hoje em dia não se deixar levar pelos apelos de marketing das lojas, oferecendo uma lista infindável de produtos e serviços. Cabe a nós, saber exatamente a necessidade de tal aquisição. Faça as seguintes perguntas a você mesmo, como por exemplo: Terá a real serventia? Cabe no meu orçamento? A qualidade do produto ou serviço, vale o valor ofertado?
Eu mesmo, tendo a expertise financeira e, de orientar meus clientes sobre gastos, investimentos e outros tipos de despesas, passo por essas “tentações” diariamente. Inclusive neste momento que estou escrevendo a coluna, um amigo, me ofereceu uns itens colecionáveis (pois sabe que eu gosto). Tive que ter muito controle…rsrsrsrs. Pois é muito fácil cedermos as tentações.
Depois de vocês analisarem as próprias respostas, ficará muito mais fácil a decisão.
Aproveitem, com bastante parcimônia essa época de Black Friday e, depois relatem no nosso Instagram, as experiencias de vocês. Por aqui, minha intenção é sempre trazer assuntos do nosso dia a dia, de forma fácil e descomplicada, envolvendo as nossas finanças, tanto pessoais, como empresariais.
Fiquem atentos a “promoções imperdíveis”.