Dezenas de integrantes de motoclubes de Manaus participam, neste sábado (11), da campanha “Motociclista Sangue Bom”, que integra o mês do doador de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
Com o intuito de reforçar a importância da doação de sangue e contribuir com o Hemoam, os motoclubes reúnem-se periodicamente para a realização da campanha na capital amazonense. Laine Vieira, que atua como assistente administrativa da captação de doadores, alerta para o nível do estoque de sangue e pontua que ações como esta são de extrema importância.
“Nós estamos, no momento, com estoque de sangue baixo e essas doações que vem de fora são de uma grande importância para nós, para que o nosso estoque de sangue esteja sempre em bom estado, aumente sempre, esteja sempre para servir a população. O mês de novembro é o mês do doador de sangue e a gente convida as pessoas que nunca doaram, que venham participar, que venham estender seu braço para fazer essa boa ação”, afirma.
É com isso em mente que Sebastião de Souza Maia, o “Sabá” da AMM Brasil, atua como doador de sangue há décadas. Agora na diretoria de ação social do motoclube, ele contribui também com o incentivo aos demais integrantes para que somem forças nessa luta.
“Eu sou doador já de muitos anos, desde 18 anos de idade, comecei a doar sangue mesmo antes de existir o Hemoam. O que me motivou na primeira doação foi ajudar numa cirurgia que a minha irmã estava precisando, mas depois eu percebi que é salvar vidas, que é ajudar o próximo. E então não parei mais. Eu faço até um um apelo para que as pessoas sejam doadoras, que todo mundo possa se ajudar, até porque pode ser um familiar do teu vizinho ou o teu próprio familiar que você vai estar ajudando”, conta o doador e motociclista.
Quem também participa e é um dos precursores da iniciativa é Ericson Baronne, diretor do motoclube Solus Cristos. Nesta quarta vez que integra a campanha “Motociclista Sangue Bom”, ele destaca o empenho dos participantes e pontua que ela continua até o dia 25 deste mês, quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.
“A gente tem essa parceria com o Hemoam que faz parte do calendário, então duas vezes ao ano a gente se reúne, os motoclubes vêm, doam sangue e a gente ajuda a salvar bastante vidas. Pelo fato da gente estar sempre nas estradas, sempre na cidade, rodando de moto, tem muitos acidentes, então a gente iniciou o que já chega ao quarto ano consecutivo de parceria”, completa.